quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

PLANO DE AULA EDUCAÇÃO INFANTIL GRUPO 05 - FEVEREIRO 2015

PLANO DE AULA EDUCAÇÃO INFANTIL - GRUPO 05
CRECHE ESCOLA BENEFICENTE COMUNITÁRIA VIVER BEM DE PIRAJÁ
Dia da semana: Segunda-feira       Data: 02 até 06 de fevereiro de 2015

 
 
 
          

 
Luciana Lemos dos Santos                            Luciana Lemos dos Santos
 Luciana Lemos dos Santos
 

PLANO DE AULA EDUCAÇÃO INFANTIL - GRUPO 05

CRECHE ESCOLA BENEFICENTE COMUNITÁRIA VIVER BEM DE PIRAJÁ

Dia da semana: Segunda-feira        Data: 02 de fevereiro de 2015           

CASA

2º feira – caderno

3ª feira – livro

4ª feira – caderno

5ª feira – livro

6ª feira – ofício

CLASSE

2º feira – livro

3ª feira – caderno

4ª feira – livro

5ª feira – caderno

6ª feira – caderno de desenho

DISCIPLINA

Língua Portuguesa: 2º feira

Matemática: 3ª feira

História: 4ª feira

Ciências: 5ª feira

Artes: 6ª feira

 
  PROPOSTA PEDAGÓGICA SÓCIO-INTERACIONISTA
  
 Professora: Luciana Lemos dos Santos
 Professora Auxiliar:
 Visto da Coordenadora:
   
  Diário para casa: Segue para casa atividade no caderno de Língua Portuguesa. Amei conhecer você hoje, estou muito feliz em ser sua pró. Até amanhã. Beijos.
  Música para acolhida:  
Eu já cheguei, na sala já estou, / Sentados na cadeirinha, para aulinha começar, / Boa tarde coleguinhas, / Trá lá lá lá lá, / Acabamos de chegar; / Trá lá lá lá lá; / Se alegre para cantar, Nós viemos pra escola; / Nossa vida é cantar, hei! / Nossa vida é estudar, há!
  
 Tema: Seu nome 
 Turma: Educação Infantil Grupo 05 
 Duração: 01 aula
 Disciplina: Língua Portuguesa
 Conteúdos: A primeira letra do seu nome, conhecer os alunos, apresentar a escola. Pg. 10
 Objetivos gerais: Estudar a linguagem oral, atenção, confiança e a criatividade.
 Objetivo específico: Diferenciar as letras em vogal e consoante.
 Recursos: Música de chegada. Livro Língua Portuguesa. Caderno. Diário para casa.
 Metodologia: Apresentações da professora e alunos, conversar com os alunos a respeito da escola, perguntar o nome de um em um e realizar uma brincadeira: A professora escreve no quadro as palavras: VOGAL E CONSOANTE depois começa as apresentações, a professora pergunta o nome de um aluno e quando ele responder a professora pergunta se a primeira letra do nome do colega é uma VOGAL OU CONSOANTE. Quando os alunos responderem a professora escreve no quadro no local indicado se este começa com uma VOGAL ou com uma CONSOANTE.
 Avaliação: A observará a socialização e a relação com o outro.
 Referência: ALMEIDA, Eliana. ABREU, Aninha. Vamos Trabalhar Livro Integrado: Língua Portuguesa; Matemática; História; Ciências. Edição Renovada. Editora do Brasil.
   
 1º Momento: Música de chegada, apresentações, diário de casa feito pela professora, brincadeira: Vogal ou Consoante.
 Recreio: Higiene das mãos, lanche, atividade recreativa.
 2º Momento: Música: Brilha, brilha estrelinha / Quero ver você brilhar / Faz de conta que é só minha
Só pra ti irei cantar. / O recreio acabou para a aula começar. Momento da historinha do livro pg. 10. “Gente tem sobrenome: Todas as coisas têm nome; Casa, janela e jardim. Coisas não têm sobrenome, mas a gente sim. Todo brinquedo tem nome: Bola, boneca, e patins. Brinquedos não têm sobrenome; Mas a gente sim. Coisas gostosas têm nome: Bolo, mingau e pudim.  Doces não têm sobrenome, mas a gente sim. Atividade na classe livro pg. 10: Escreva o seu nome. Escreva o nome de colegas que você conheceu.

PLANO DE AULA EDUCAÇÃO INFANTIL - GRUPO 05

CRECHE ESCOLA BENEFICENTE COMUNITÁRIA VIVER BEM DE PIRAJÁ

Dia da semana: Terça-feira        Data: 03 de fevereiro de 2015           

CASA

2º feira – caderno

3ª feira – livro

4ª feira – caderno

5ª feira – livro

6ª feira – ofício

CLASSE

2º feira – livro

3ª feira – caderno

4ª feira – livro

5ª feira – caderno

6ª feira – caderno de desenho

DISCIPLINA

Língua Portuguesa: 2º feira

Matemática: 3ª feira

História: 4ª feira

Ciências: 5ª feira

Artes: 6ª feira

 
  PROPOSTA PEDAGÓGICA SÓCIO-INTERACIONISTA  
  
 Professora: Luciana Lemos dos Santos
 Professora Auxiliar: 
 Visto da Coordenadora:
  
 Diário para casa: Segue para casa atividade no livro de Matemática, página 164, 165.  Você é muito inteligente.
  Música para acolhida: 
Eu já cheguei, na sala já estou, / Sentados na cadeirinha, para aulinha começar, / Boa tarde coleguinhas, / Trá lá lá lá lá, / Acabamos de chegar; / Trá lá lá lá lá; / Se alegre para cantar, Nós viemos pra escola; / Nossa vida é cantar, hei! / Nossa vida é estudar, há!
  
 Tema: Semelhança e diferença
 Turma: Educação Infantil Grupo 05
 Duração: 01 aula
 Disciplina: Matemática
 Conteúdos: Igual e diferente / Maior e menor. Pg. 164, 165. Explicar a atividade para os alunos.
 Objetivos gerais: Estudar as semelhanças e diferenças apresentadas, bem como o tamanho.
 Objetivo específico: Reconhecer os objetos por tamanho. Identificar as semelhanças e diferenças. 
 Recursos: Música de chegada. Livro Matemática.  Caderno. Diário para casa.
 Metodologia: A professora coloca os alunos em rodinha e começa a explicar a atividade para casa mostrando para os alunos e perguntando. Com o livro guardado para casa. A professora dar continuidade com a atividade no caderno, apresentando para os alunos figuras e objetos para ser trabalhado as semelhanças e diferenças / maior e menos.
 Avaliação: A professora deve observar se os alunos estão interagindo e compreendendo a atividade. 
  Referência: ALMEIDA, Eliana. ABREU, Aninha. Vamos Trabalhar Livro Integrado: Língua Portuguesa; Matemática; História; Ciências. Edição Renovada. Editora do Brasil.  
  
  1º Momento: Música de chegada, socialização, diário de casa feito pela professora, brincadeira:  
 Recreio: Higiene das mãos, lanche, atividade recreativa envolvendo igual e diferente. A professora apresenta para os alunos alguns objetos reciclado, depois coloco todos dentro de uma caixa e deixa apenas um visível. Então a professora pergunta se ela vai pegar um objeto igual ou diferente. 
  2º Momento: Música: Brilha, brilha estrelinha / Quero ver você brilhar / Faz de conta que é só minha Só pra ti irei cantar. / O recreio acabou  a aula vai começar / Eu vou ficar em silêncio para a aula a pró explicar. Momento da historinha/Poema: Este Poema foi feito especialmente para você – Aprender. É bom brincar, correr, pular e sonhar. Agora chegou a hora de ler, escrever e contar. Com o livro vamos trabalhar, descobertas você fará. E muito longe chegará. Língua Portuguesa, Matemática, História Geografia e Ciências. Tudo isso você vai estudar. Contas, frases, poemas histórias e textos. Muitas coisas para falar, guardar e lembrar. Um abraço e bom sucesso!
  Atividade de classe no caderno de Matemática:  
 
PLANO DE AULA EDUCAÇÃO INFANTIL - GRUPO 05
CRECHE ESCOLA BENEFICENTE COMUNITÁRIA VIVER BEM DE PIRAJÁ
Dia da semana: Quarta-feira        Data: 04 de fevereiro de 2015
 
 
Nº 03
CASA
2º feira – caderno
3ª feira – livro
4ª feira – caderno
5ª feira – livro
6ª feira – ofício
CLASSE
2º feira – livro
3ª feira – caderno
4ª feira – livro
5ª feira – caderno
6ª feira – caderno de desenho
DISCIPLINA
Língua Portuguesa: 2º feira
Matemática: 3ª feira
História: 4ª feira
Ciências: 5ª feira
Artes: 6ª feira
 
PROPOSTA PEDAGÓGICA SÓCIO-INTERACIONISTA
 
 
Professora: Luciana Lemos dos Santos
Professora Auxiliar:
Visto da Coordenadora:
 
Diário para casa: Segue para casa atividade no caderno de História, você deve colar uma foto sua e preencher os dados da carteira de identidade. Você é nota “10”
Música para acolhida:  
 
Eu já cheguei, na sala já estou, / Sentados na cadeirinha, para aulinha começar, / Boa tarde coleguinhas, / Trá lá lá lá lá, / Acabamos de chegar; / Trá lá lá lá lá; / Se alegre para cantar, Nós viemos pra escola; / Nossa vida é cantar, hei! /  Nós viemos pra escola; Nossa vida é estudar, há!
 
 
Tema: Quem é você.
Turma: Educação Infantil Grupo 05
Duração: 01 aula       
Disciplina: História
Conteúdos: Carteira de identidade, dados pessoais, fotografia, certidão de nascimento.
Objetivos gerais: Estudar a identidade civil. Identificar a identidade social.
Objetivo específico: Reconhecer a importância da carteira de identidade na sociedade.
Recursos: Foto modelo de carteira de identidade. Caderno e livro de História. Diário para casa, slide.
Metodologia: A professora coloca os alunos em rodinha e explicar a atividade para casa mostrando para os alunos a atividade no caderno, na qual será colada a xerox modelo da carteira de identidade. Com o livro de História pg. 280 a professora orienta os alunos para responder. A professora mostra para os alunos a própria carteira de identidade ou outra em slide.
Avaliação: A professora deve observar a participação dos alunos.
Referência: ALMEIDA, Eliana. ABREU, Aninha. Vamos Trabalhar Livro Integrado: Língua Portuguesa; Matemática; História; Ciências. Edição Renovada. Editora do Brasil.
 
1º Momento: Música de chegada, socialização, diário de casa feito pela professora.
Momento da historinha: A carteira de identidade é também conhecida como RG, que significa registro geral. Nela contém ainda um número diferente de identificação para cada pessoa, a fim de facilitar que a mesma seja encontrada. Podemos tirar o RG mesmo quando crianças, mas ao completarmos 18 anos esse documento deverá ser trocado, para ficar registrada sua letra depois de adulto.  A identidade é construída ao longo de nossa vida, a partir das coisas e experiências que passamos, ou seja, através das nossas relações sociais. ( http://www.escolakids.com/voce-e-sua-identidade.htm)   
Recreio: Higiene das mãos, lanche, atividade recreativa.
2º Momento: Música: Brilha, brilha estrelinha / Quero ver você brilhar / Faz de conta que é só minha Só pra ti irei cantar. / O recreio acabou para a aula começar.
Atividade de classe no livro de História pg 280.
 
PLANO DE AULA EDUCAÇÃO INFANTIL - GRUPO 05
CRECHE ESCOLA BENEFICENTE COMUNITÁRIA VIVER BEM DE PIRAJÁ
Dia da semana: Quita-feira        Data: 05 de fevereiro de 2015
 
 
Nº 04
CASA
2º feira – caderno
3ª feira – livro
4ª feira – caderno
5ª feira – livro
6ª feira – ofício
CLASSE
2º feira – livro
3ª feira – caderno
4ª feira – livro
5ª feira – caderno
6ª feira – caderno de desenho
DISCIPLINA
Língua Portuguesa: 2º feira
Matemática: 3ª feira
História: 4ª feira
Ciências: 5ª feira
Artes: 6ª feira
 
 
PROPOSTA PEDAGÓGICA SÓCIO-INTERACIONISTA
 
 
Professora: Luciana Lemos dos Santos
Professora Auxiliar:
Visto da Coordenadora:
 
Diário para casa: Segue para casa leitura no livro de Ciências pg. 330 e 331.  Você é um docinho.
Música para acolhida:  
 
Eu já cheguei, na sala já estou, / Sentados na cadeirinha, para aulinha começar, / Boa tarde coleguinhas, / Trá lá lá lá lá, / Acabamos de chegar; / Trá lá lá lá lá; / Se alegre para cantar, Nós viemos pra escola; / Nossa vida é cantar, hei! / Nossa vida é estudar, há!
 
 
Tema: Reino animal.
Turma: Educação Infantil Grupo 05.
Duração: 01 aula.       
Disciplina: Ciências.
Conteúdos: Diversos tipos de animais, zoológico.
Objetivos gerais: Estudar os diferentes tipos de animais.
Objetivo específico: Reconhecer os animais. Identificar os animais selvagens e domésticos.
Recursos: Música de chegada. Livro de Ciências. Caderno. Diário para casa. Fotos de animais, slide.
Metodologia: A professora coloca os alunos em rodinha para explicar a atividade de casa mostrando para os alunos e fazendo perguntas. Com o livro guardado para casa. A professora dar continuidade com a atividade no caderno, apresentando para os alunos figuras de animais.
Avaliação: A professora deve observar a reação dos alunos quando apresenta fotos dos animais.
Referência: ALMEIDA, Eliana. ABREU, Aninha. Vamos Trabalhar Livro Integrado: Língua Portuguesa; Matemática; História; Ciências. Edição Renovada. Editora do Brasil.
 
1º Momento: Música de chegada, socialização, diário de casa feito pela professora.  Momento da historinha: Próximo de uma casa existia uma árvore na qual as abelhas tinham feito a sua colmeia. As abelhas viviam muito felizes pois, ali mesmo ao lado, tinham um precioso campo cheio de flores e plantas. No entanto, um dia tiveram um pequeno problema pois alguém tinha decidido arrancar a colmeia da árvore. Então as abelhas pensaram: se não fazemos mal a ninguém, se até ajudamos a manter o ecossistema, ajudamos a que os campos tenham flores tão bonitas como estas, ajudamos a que os alimentos sejam saudáveis e graças a nós temos muitos dos alimentos que podemos comer hoje … não percebemos! Pensem um pouco sobre isto! Acreditam que podemos conviver e ser amigos? Sem a nossa presença a cadeia evolutiva rompe-se … vamos tentar ser felizes e viver em conjunto! ( http://www.todopapas.com.pt/contos/animais/as-abelhas-s-o-as-nossas-melhores-amigas-1276)
Recreio: Higiene das mãos, lanche, atividade recreativa.
2º Momento: Música: Brilha, brilha estrelinha / Quero ver você brilhar / Faz de conta que é só minha / Só pra ti irei cantar. / O recreio acabou para a aula começar.  Música (modificada):  As coisas devem ser bem grandes /  Pra formiga pequenina / A rosa, um lindo palácio /  A gota d'água, uma imenso lago. ( http://letras.cifras.com.br/musicas-infantis/a-formiga).Atividade de classe no caderno de Ciências:
 
 
EM CONSTRUÇÃO