PLANO DE AULA EDUCAÇÃO INFANTIL - GRUPO 05
CRECHE ESCOLA BENEFICENTE COMUNITÁRIA VIVER BEM DE PIRAJÁ
Dia da semana: Segunda-feira Data: 02 até 06 de fevereiro de 2015
Luciana Lemos dos Santos Luciana Lemos dos Santos
Luciana Lemos dos Santos
PLANO DE AULA EDUCAÇÃO INFANTIL - GRUPO 05
CRECHE ESCOLA
BENEFICENTE COMUNITÁRIA VIVER BEM DE PIRAJÁ
Dia da
semana: Segunda-feira Data: 02
de fevereiro de 2015
|
||
CASA
2º
feira – caderno
3ª
feira – livro
4ª
feira – caderno
5ª
feira – livro
6ª
feira – ofício
|
CLASSE
2º feira – livro
3ª feira – caderno
4ª feira – livro
5ª feira – caderno
6ª
feira – caderno de desenho
|
DISCIPLINA
Língua Portuguesa: 2º feira
Matemática: 3ª feira
História: 4ª feira
Ciências: 5ª feira
Artes: 6ª feira
|
PROPOSTA
PEDAGÓGICA SÓCIO-INTERACIONISTA
|
||
Professora: Luciana Lemos dos Santos | ||
Professora Auxiliar: | ||
Visto da Coordenadora: | ||
|
||
Diário para casa: Segue para casa atividade no caderno de Língua Portuguesa. Amei conhecer você hoje, estou muito feliz em ser sua pró. Até amanhã. Beijos. | ||
Música
para acolhida:
Eu já cheguei, na sala já
estou, / Sentados na cadeirinha, para aulinha começar, / Boa tarde
coleguinhas, / Trá lá lá lá lá, / Acabamos de chegar; / Trá lá lá lá lá; / Se
alegre para cantar, Nós viemos pra escola; / Nossa vida é cantar, hei! / Nossa
vida é estudar, há!
|
||
Tema: Seu nome | ||
Turma: Educação Infantil Grupo 05 | ||
Duração: 01 aula | ||
Disciplina: Língua Portuguesa | ||
Conteúdos: A primeira letra do seu nome, conhecer os alunos, apresentar a escola. Pg. 10 | ||
Objetivos gerais: Estudar a linguagem oral, atenção, confiança e a criatividade. | ||
Objetivo específico: Diferenciar as letras em vogal e consoante. | ||
Recursos: Música de chegada. Livro Língua Portuguesa. Caderno. Diário para casa. | ||
Metodologia: Apresentações da professora e alunos, conversar com os alunos a respeito da escola, perguntar o nome de um em um e realizar uma brincadeira: A professora escreve no quadro as palavras: VOGAL E CONSOANTE depois começa as apresentações, a professora pergunta o nome de um aluno e quando ele responder a professora pergunta se a primeira letra do nome do colega é uma VOGAL OU CONSOANTE. Quando os alunos responderem a professora escreve no quadro no local indicado se este começa com uma VOGAL ou com uma CONSOANTE. | ||
Avaliação: A observará a socialização e a relação com o outro. | ||
Referência: ALMEIDA, Eliana. ABREU, Aninha. Vamos Trabalhar Livro Integrado: Língua Portuguesa; Matemática; História; Ciências. Edição Renovada. Editora do Brasil. | ||
|
||
1º Momento: Música de chegada, apresentações, diário de casa feito pela professora, brincadeira: Vogal ou Consoante. | ||
Recreio: Higiene das mãos, lanche, atividade recreativa. | ||
2º Momento: Música: Brilha, brilha estrelinha / Quero ver você brilhar / Faz de
conta que é só minha Só pra ti irei cantar. / O recreio acabou para a aula começar. Momento da historinha do livro pg. 10. “Gente tem sobrenome: Todas as coisas têm nome; Casa, janela e jardim. Coisas não têm sobrenome, mas a gente sim. Todo brinquedo tem nome: Bola, boneca, e patins. Brinquedos não têm sobrenome; Mas a gente sim. Coisas gostosas têm nome: Bolo, mingau e pudim. Doces não têm sobrenome, mas a gente sim. Atividade na classe livro pg. 10: Escreva o seu nome. Escreva o nome de colegas que você conheceu. |
PLANO DE AULA EDUCAÇÃO INFANTIL - GRUPO 05
CRECHE ESCOLA BENEFICENTE
COMUNITÁRIA VIVER BEM DE PIRAJÁ
Dia da
semana: Terça-feira Data: 03 de
fevereiro de 2015
|
||
CASA
2º
feira – caderno
3ª
feira – livro
4ª
feira – caderno
5ª
feira – livro
6ª
feira – ofício
|
CLASSE
2º
feira – livro
3ª
feira – caderno
4ª
feira – livro
5ª
feira – caderno
6ª
feira – caderno de desenho
|
DISCIPLINA
Língua
Portuguesa: 2º feira
Matemática:
3ª feira
História:
4ª feira
Ciências:
5ª feira
Artes:
6ª feira
|
PROPOSTA PEDAGÓGICA SÓCIO-INTERACIONISTA
|
||
Professora: Luciana Lemos dos Santos | ||
Professora Auxiliar: | ||
Visto da Coordenadora: | ||
Diário para casa: Segue para casa atividade no livro de Matemática, página 164, 165. Você é muito inteligente. | ||
Música
para acolhida:
Eu já
cheguei, na sala já estou, / Sentados na cadeirinha, para aulinha começar, /
Boa tarde coleguinhas, / Trá lá lá lá lá, / Acabamos de chegar; / Trá lá lá
lá lá; / Se alegre para cantar, Nós viemos pra escola; / Nossa vida é cantar,
hei! / Nossa vida é estudar, há!
|
||
Tema: Semelhança e diferença | ||
Turma: Educação Infantil Grupo 05 | ||
Duração: 01 aula | ||
Disciplina: Matemática | ||
Conteúdos: Igual e diferente / Maior e menor. Pg. 164, 165. Explicar a atividade para os alunos. | ||
Objetivos gerais: Estudar as semelhanças e diferenças apresentadas, bem como o tamanho. | ||
Objetivo específico: Reconhecer os objetos por tamanho. Identificar as semelhanças e diferenças. | ||
Recursos: Música de chegada. Livro Matemática. Caderno. Diário para casa. | ||
Metodologia: A professora coloca os alunos em rodinha e começa a explicar a atividade para casa mostrando para os alunos e perguntando. Com o livro guardado para casa. A professora dar continuidade com a atividade no caderno, apresentando para os alunos figuras e objetos para ser trabalhado as semelhanças e diferenças / maior e menos. | ||
Avaliação: A professora deve observar se os alunos estão interagindo e compreendendo a atividade. | ||
Referência: ALMEIDA, Eliana. ABREU, Aninha. Vamos Trabalhar Livro Integrado: Língua Portuguesa; Matemática; História; Ciências. Edição Renovada. Editora do Brasil. | ||
1º Momento: Música de chegada, socialização, diário de casa feito pela professora, brincadeira: | ||
Recreio: Higiene das mãos, lanche, atividade recreativa envolvendo igual e diferente. A professora apresenta para os alunos alguns objetos reciclado, depois coloco todos dentro de uma caixa e deixa apenas um visível. Então a professora pergunta se ela vai pegar um objeto igual ou diferente. | ||
2º Momento: Música: Brilha, brilha
estrelinha / Quero ver você brilhar / Faz de conta que é só minha
Só pra ti irei cantar. / O recreio acabou a aula vai começar / Eu vou ficar em silêncio para a aula a pró explicar. Momento da historinha/Poema: Este
Poema foi feito especialmente para você – Aprender. É bom brincar, correr,
pular e sonhar. Agora chegou a hora de ler, escrever e contar. Com o livro
vamos trabalhar, descobertas você fará. E muito longe chegará. Língua
Portuguesa, Matemática, História Geografia e Ciências. Tudo isso você vai
estudar. Contas, frases, poemas histórias e textos. Muitas coisas para falar,
guardar e lembrar. Um abraço e bom sucesso! Atividade de classe no caderno de Matemática: |
PLANO DE AULA EDUCAÇÃO INFANTIL - GRUPO 05
CRECHE ESCOLA BENEFICENTE
COMUNITÁRIA VIVER BEM DE PIRAJÁ
Dia da
semana: Quarta-feira Data: 04 de
fevereiro de 2015
|
Nº 03
|
||
CASA
2º
feira – caderno
3ª
feira – livro
4ª
feira – caderno
5ª
feira – livro
6ª
feira – ofício
|
CLASSE
2º
feira – livro
3ª feira
– caderno
4ª
feira – livro
5ª
feira – caderno
6ª
feira – caderno de desenho
|
DISCIPLINA
Língua
Portuguesa: 2º feira
Matemática:
3ª feira
História:
4ª feira
Ciências:
5ª feira
Artes:
6ª feira
|
|
PROPOSTA
PEDAGÓGICA SÓCIO-INTERACIONISTA
|
|||
Professora: Luciana Lemos dos Santos
|
|||
Professora Auxiliar:
|
|||
Visto da Coordenadora:
|
|||
Diário para casa: Segue para casa atividade no caderno de História,
você deve colar uma foto sua e preencher os dados da carteira de identidade. Você
é nota “10”
|
|||
Música
para acolhida:
Eu já
cheguei, na sala já estou, / Sentados na cadeirinha, para aulinha começar, /
Boa tarde coleguinhas, / Trá lá lá lá lá, / Acabamos de chegar; / Trá lá lá
lá lá; / Se alegre para cantar, Nós viemos pra escola; / Nossa vida é cantar,
hei! / Nós viemos pra escola; Nossa
vida é estudar, há!
|
|||
Tema: Quem é você.
|
|||
Turma: Educação Infantil Grupo 05
|
|||
Duração: 01 aula
|
|||
Disciplina: História
|
|||
Conteúdos: Carteira de identidade, dados
pessoais, fotografia, certidão de nascimento.
|
|||
Objetivos gerais: Estudar a identidade civil.
Identificar a identidade social.
|
|||
Objetivo específico: Reconhecer a importância da carteira de
identidade na sociedade.
|
|||
Recursos: Foto modelo de carteira de
identidade. Caderno e livro de História. Diário para casa, slide.
|
|||
Metodologia: A professora coloca os alunos
em rodinha e explicar a atividade para casa mostrando para os alunos a
atividade no caderno, na qual será colada a xerox modelo da carteira de
identidade. Com o livro de História pg. 280 a professora orienta os alunos
para responder. A professora mostra para os alunos a própria carteira de
identidade ou outra em slide.
|
|||
Avaliação: A professora deve observar a participação dos
alunos.
|
|||
Referência: ALMEIDA, Eliana. ABREU, Aninha. Vamos Trabalhar
Livro Integrado: Língua Portuguesa; Matemática; História; Ciências. Edição
Renovada. Editora do Brasil.
|
|||
1º Momento: Música de chegada, socialização, diário de casa
feito pela professora.
Momento da historinha: A carteira de identidade é também conhecida como RG, que significa
registro geral. Nela contém ainda um número diferente de identificação para
cada pessoa, a fim de facilitar que a mesma seja encontrada. Podemos tirar o
RG mesmo quando crianças, mas ao completarmos 18 anos esse documento deverá
ser trocado, para ficar registrada sua letra depois de adulto. A identidade é construída ao longo de nossa vida,
a partir das coisas e experiências que passamos, ou seja, através das nossas
relações sociais. ( http://www.escolakids.com/voce-e-sua-identidade.htm)
|
|||
Recreio: Higiene das mãos, lanche, atividade recreativa.
|
|||
2º Momento: Música: Brilha, brilha
estrelinha / Quero ver você brilhar / Faz de conta que é só minha
Só pra ti irei cantar. / O recreio acabou para a aula começar.
Atividade
de classe no livro de História pg 280.
|
PLANO DE AULA EDUCAÇÃO INFANTIL - GRUPO 05
CRECHE ESCOLA BENEFICENTE
COMUNITÁRIA VIVER BEM DE PIRAJÁ
Dia da
semana: Quita-feira Data: 05 de
fevereiro de 2015
|
Nº 04
|
||
CASA
2º
feira – caderno
3ª
feira – livro
4ª
feira – caderno
5ª
feira – livro
6ª
feira – ofício
|
CLASSE
2º
feira – livro
3ª
feira – caderno
4ª
feira – livro
5ª
feira – caderno
6ª
feira – caderno de desenho
|
DISCIPLINA
Língua
Portuguesa: 2º feira
Matemática:
3ª feira
História:
4ª feira
Ciências:
5ª feira
Artes:
6ª feira
|
|
PROPOSTA
PEDAGÓGICA SÓCIO-INTERACIONISTA
|
|||
|
|||
Professora: Luciana Lemos dos Santos
|
|||
Professora Auxiliar:
|
|||
Visto da Coordenadora:
|
|||
|
|||
Diário para casa: Segue para casa leitura no livro de Ciências pg.
330 e 331. Você é um docinho.
|
|||
Música
para acolhida:
Eu já
cheguei, na sala já estou, / Sentados na cadeirinha, para aulinha começar, /
Boa tarde coleguinhas, / Trá lá lá lá lá, / Acabamos de chegar; / Trá lá lá
lá lá; / Se alegre para cantar, Nós viemos pra escola; / Nossa vida é cantar,
hei! / Nossa vida é estudar, há!
|
|||
|
|||
Tema: Reino animal.
|
|||
Turma: Educação Infantil Grupo 05.
|
|||
Duração: 01 aula.
|
|||
Disciplina: Ciências.
|
|||
Conteúdos: Diversos tipos de animais, zoológico.
|
|||
Objetivos gerais: Estudar os diferentes tipos de animais.
|
|||
Objetivo específico: Reconhecer os animais. Identificar os animais
selvagens e domésticos.
|
|||
Recursos: Música de chegada. Livro de Ciências. Caderno.
Diário para casa. Fotos de animais, slide.
|
|||
Metodologia: A professora coloca os alunos
em rodinha para explicar a atividade de casa mostrando para os alunos e fazendo
perguntas. Com o livro guardado para casa. A professora dar continuidade com
a atividade no caderno, apresentando para os alunos figuras de animais.
|
|||
Avaliação: A professora deve observar a reação dos alunos quando
apresenta fotos dos animais.
|
|||
Referência: ALMEIDA, Eliana. ABREU, Aninha. Vamos Trabalhar
Livro Integrado: Língua Portuguesa; Matemática; História; Ciências. Edição
Renovada. Editora do Brasil.
|
|||
|
|||
1º Momento: Música de chegada, socialização, diário de casa
feito pela professora. Momento da historinha: Próximo de uma casa existia uma árvore na qual as abelhas
tinham feito a sua colmeia. As abelhas viviam muito felizes pois, ali mesmo
ao lado, tinham um precioso campo cheio de flores e plantas. No entanto, um
dia tiveram um pequeno problema pois alguém tinha decidido arrancar a colmeia
da árvore. Então as abelhas pensaram: se não fazemos mal a ninguém, se até
ajudamos a manter o ecossistema, ajudamos a que os campos tenham flores tão
bonitas como estas, ajudamos a que os alimentos sejam saudáveis e graças a
nós temos muitos dos alimentos que podemos comer hoje … não percebemos!
Pensem um pouco sobre isto! Acreditam que podemos conviver e ser amigos? Sem
a nossa presença a cadeia evolutiva rompe-se … vamos tentar ser felizes e
viver em conjunto! ( http://www.todopapas.com.pt/contos/animais/as-abelhas-s-o-as-nossas-melhores-amigas-1276)
|
|||
Recreio: Higiene das mãos, lanche, atividade recreativa.
|
|||
2º Momento: Música:
Brilha, brilha estrelinha / Quero ver você brilhar / Faz de conta que é só
minha /
Só pra ti irei cantar. / O recreio acabou para a aula começar. Música (modificada): As coisas devem ser bem grandes
/ Pra formiga pequenina / A rosa, um
lindo palácio / A gota d'água, uma imenso
lago. ( http://letras.cifras.com.br/musicas-infantis/a-formiga).Atividade de classe no caderno de Ciências:
|
EM CONSTRUÇÃO