quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA LOCAL PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM OLHAR PARA A COMUNIDADE DE MUSSURUNGA NO MUNICÍPIO DE SALVADOR, BAHIA.




UNOPAR - UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO LICENCIATURA EM HISTÓRIA

LUCIANA LEMOS DOS SANTOS
SALVADOR, BAHIA - 2014



TRABALHO CORRIGIDO POR: TIAGO LEDESMAN MARIANO

"Caro aluno você seguio criteriosamente as orientações de portfólio. Os autores escolhidos para justificar o tema foi muito bom, acredito que essa discussão valorizou muito seu trabalho resultando na valorização do seu tema."
 
CONCEITO: MUITO BOM

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA LOCAL PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM OLHAR PARA A COMUNIDADE DE MUSSURUNGA NO MUNICÍPIO DE SALVADOR, BAHIA.
 
 
 
 
Portfólio para a produção texrual interdisciplinar individual apresentado ao Curso História da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, contemplando as disciplinas do 7º semestre: Produção do Conhecimento Histórico Escolar; História do Brasil República; História Regional; Seminário. Tem como objetivo refletir sobre a importância da justificativa e do referêncial teórico para o trabalho acadêmico, bem como analisar o papel do professor enquanto mediador do conhecimento. Docentes: Cyntia Simioni França; Julho Zamariam; Reinaldo Benedito Nishikawa; Fabiane Luiza de Menezes Santos; Vinicius Jacob.
 
 
SUMÁRIO


INTRODUÇÃO......................................................................................................................04
A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA LOCAL PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM OLHAR PARA A COMUNIDADE DE MUSSURUNGA NO MUNICÍPIO DE SALVADOR, BAHIA. ................................................06
CONCLUSÃO.......................................................................................................................08
REFERÊNCIAS....................................................................................................................09
 
 
 
INTRODUÇÃO
Este tabalho visa refletir a cerca da temática: A Importância da História Local para o Ensino e a Aprendizagem da História na Educação Básica: Um Olhar para a Comunidade de Mussurunga no Munícipio de Salvador, Bahia. Tendo em vista que a análise do professor enquanto mediador do conhecimento ajudará a comunidade na construção da própria identidade o que vem a ser de suma importância para a história e como se trata de uma temática voltada para a turma do 8º ano encontra-se vinculado ao ensino e aprendizagem da História para a educação básica e comtempla a docência e a pesquisa, tendo assim forte ligação com a temática abordada no curso para Graduação de História contribuindo desta maneira para o crescimento profissional do futuro docente.
 
Essa temática tem viabilidade para ser aplicada na educação básica na comunidade de Mussurunga, pois se trata de uma comunidade com infra estrutura urbana e a comunicação entre os moradores encontra-se dentro dos limites pré estabelecidos para o sucesso do trabalho, são moradores antigos e o acesso a informação acontecerá de modo prazeroso, os idosos adoram relatar como chegaram na comunidade e a escola pode ter um registro importante para compor os documentos escolares, embasados na veracidade dos fatos apresentados em formato de pesquisa a ser desenvolvida pelos alunos. Sendo esta uma das maneira para se estudar história a partir da vivência dos alunos na comunidade.
É possível encontrar bibliografia que fale da comunidade de Mussurunga a partir de artigos cientificos apresentados por instituições acadêmicas locais, bem como: Análise da  segurança da população do entorno da AV.Paralela, em Salvador: O exemplo do bairro de Mussurunga e do bairro da Paz do autor Antonio Carlos da Silva Magalhães (2011), se trata de uma dissertação para o curso de pós graduação em planejamento territorial e desenvolvimento social da Universidade católica de Salvador. Neste outro documento, encontrado ao solicitar tese sobre Mussurunga fala sobre os conjuntos habitacionais da URBIS. O documento é: A estratégia de localização dos conjuntos habitacionais da URBIS em Salvador, entre 1964 e 1984 do autor Frederico A. R. C. Mendonça, neste trabalho é possível encontrar a história de como Mussurunga foi idealizada, construída e para qual público se destinava. Também foi encontrado material que fale sobre a temática referente à Mussurunga no portal online da revista da universidade UNIJORJE, um grupo de estudantes licenciados em ciências biológicas estavam fazendo um trabalho sobre o lixo dessa localidade, eles apresentam o objetivo de analisar como os resíduos sólidos são discutidos por turmas do EJA, do período noturno, de uma escola estadual do bairro de Mussurunga I, em Salvador (BA). Para atingir este objetivo, esses licenciados realizaram entrevistas com os alunos para saber o que pensam a partir do que falam sobre os resíduos sólidos os autores sistematizaram e analisaram as respostas dadas para traçar um perfil conceitual sobre lixo na comunidade de Mussurunga o que ao olhar histórico é de suma importância, este trabalho acadêmico tem como título: Compreensão dos estudantes de quatro turmas de educação de jovens e adultos (EJA), de uma escola estadual de Salvador (BAHIA), sobre resíduos sólidos dos autores: Luiz Américo Souza Boaventura, Licenciando em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Jorge Amado – UNIJORGE, Salvador – BA ; Liziane Martins, Professora do Curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Jorge Amado – UNIJORGE, Salvador – BA, Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana – UFBA/UEFS – BA; Ana Cláudia de Jesus Magalhães, Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Salvador (UCSal) e professora do Colégio estadual Pinto de Aguiar, Salvador – BA. O mais importante a ser analisado nesse trabalho é que o grupo de estudantes que realizaram a pesquisa são docentes em exercício o que prova mais uma vez a importância do professor pesquisador.
Os matérias encontrados em sua maioria falam da comunidade de Mussurunga a partir da construção urbana, não foi possível encontrar um material que aborde a temática no que se refere à comunidade e seus habitantes desde início em que o conjunto habitacional de Mussurunga foi entregue a população selecionada para constituir a moradia. O esperado para viabilizar a temática são as fontes orais e o uso da memória no ensino fundamental 2 da turma do 8º ano de História por conseqüência do futuro projeto de pesquisa-ação que movimentará a turma sendo essa dividida em equipes, trata-se de um tema que busca ser ao mesmo tempo pesquisa e ensino para a realidade dos alunos da comunidade de Mussurunga. O que, com a temática se procura mobilizar o dispositivo para construção do saber e responder a pergunta que existe no tema: Qual é a importância da História local para a comunidade de Mussurunga?
 
 
 
A Importância da História Local para o Ensino e a Aprendizagem da História na
Educação Básica: Um Olhar para a Comunidade de Mussurunga no Município de
Salvador, Bahia.
A comunidade de Mussurunga, hoje encontra-se em uma localidade valorizada por causa da infra estrutura urbana, não é uma construção urbana recente, entretanto um questionamento norteia a atuação do futuro docente de como trabalhar com a História Local em comunidades com mais de 30 anos de existência, o que é considerado uma comunidade jovem, propondo utilizar a perspectiva da memorial e como fazer para discutir na sala de aula a construção da identidade da comunidade com uma recente formação, os moradores conseguem se sentir parte da comunidade em que vivem? Após esses questionamentos será necessário elaborar um instrumento para que os alunos do 8º ano pudessem pesquisar em suas casas ou nas proximidades, levantando assim dados para identificar informações sobre o local de seus antigos parentes, será necessário nesse momento definir os dados possíveis para que os participantes da entrevista possa aprofundar-se contribuir para a construção da identidade da comunidade, trabalhando dessa maneira com a memória o professor investirá nesse trabalho com a responsabilidade
social para que a pesquisa possa ter veracidade.
Quando MAGALHÂES (2011) analisa a segurança da população do entorno da AV, Paralela, em salvador, o autor trás em sua tese de mestrado o exemplo do bairro de Mussurunga por consequência do planejamento territorial e desenvolvimento social, o autor faz uma analise da violência por conseqüência do rápido crescimento de outras comunidades no entorno da AV. Paralela após a comunidade de Mussurunga ter sido entregue a seus moradores. MAGALHÂES (2011) faz uma analise entre a comunidade de Mussurunga construída a partir da intra estrutura urbana e a comunidade do Bairro da Paz construída a partir de invasões e um dos terrenos de maior poder aquisitivo, pois, essa comunidade faz ligação entre a AV. Paralela e a Orla de Salvador Bahia. MAGALHÂES (2011) aponta em sua dissertação de mestrado que os delitos que foram pesquisados na comunidade de Mussurunga estão voltados para a destruição do patrimônio publico. MENDONÇA (1989) em seu artigo trata da comunidade procurando estabelecer relações entre a produção da URBIS e os fatores intervenientes na localização por consequência da aquisição dos terrenos que foram destinados para os conjuntos habitacionais no que se refere à identificação da evolução das políticas imobiliárias e fundiárias, para o autor os conjuntos que foram financiados pelo sistema financeira de habitação passaram a fazer parte dos elementos que vieram a integrar o processo de expansão urbana em Salvador e a comunidade de Mussurunga foi projetada em uma área onde inicialmente as pessoas não queriam morar, por se tratar de uma localidade isolada e rodeada pela vegetação e sem meio de transporte adequado para se chegar à comunidade. Segundo MENDONÇA (1989) a promoção da habitação foi de interesse social e ficou a cargo do INOCOOP-BA e da URBIS de Salvador. Os autores BOAVENTURA, MARTINS, MAGALHÃES (2010) escreveram o trabalho a partir das concepções dos indivíduos da comunidade de Mussurunga relacionada à compreensão sobre o mundo que o cerca, bem como o modo de vida desses moradores, eles tiveram como ponto de partida os recursos naturais, Por estes serem finitos e qualquer modificação geram os resíduos que afetam o meio ambiente e o homem diretamente e no intuito de desenvolver a pesquisa eles objetivaram avaliar as concepções dos estudantes que estavam matriculados no EJA – Educação de Jovens e Adultos de uma escola na comunidade de Mussurunga sobre os resíduos sólidos produzidos pelos alunos e pela comunidade. BOAVENTURA, MARTINS, MAGALHÃES (2010) elaboraram um questionário de pesquisa e constataram a preocupação dos participantes com o lixo produzido e os problemas que causam ao meio ambiente.
Sendo assim, as biografias apresentadas na modalidade de artigos e tese de mestrado contribuem para que a temática: A Importância da História Local para o Ensino e a Aprendizagem da História na Educação Básica: Um Olhar para a Comunidade de Mussurunga no Município de Salvador, Bahia; Possa ser desenvolvida, foram apresentadas as principais ideias dos autores e como eles se relacionam com o tema de pesquisa escolhido para desenvolver esse trabalho. Eles apresentam contribuições sobre a comunidade de Mussurunga a partir da construção urbana, seu desenvolvimento por consequência dos aparecimentos de comunidades sem infra estrutura em seu entorno e a produção de um dos elementos sólidos de maior repercussão mundial no que diz respeito à preocupação com o meio ambiente e o planeta: O lixo. A relação que os autores apresentam para se trabalhar com a memória e a construção da história local, por ser a memória a construção da identidade histórica local viva e afetiva, enquanto que a história é a construção do intelectual, uma reconstrução com problemáticas e incompleta do que não existe mais representando assim o passado da comunidade.
 
CONCLUSÃO
Os autores apresentados nesse trabalho podem contribuir para a elaboração do projeto, eles apresentam em seus artigos e tese de pós graduação a trajetória de uma comunidade com infra estrutura urbana que inicialmente era rejeitada para ser habitada por se localizar em uma área afastada do centro da cidade e sem os meios de transporte adequado para o deslocamento da comunidade. Por questões políticas a comunidade no início ficou conhecida como “Favela Sofisticada” e ficou abandonada pelos políticos por muitos anos, na qual em seu entorno as comunidades que surgiam, cresciam e eram valorizadas pelo comercio, supermercados, faculdades, hospitais e Mussurunga não recebia verbas para poder se desenvolver.
BOAVENTURA, MARTINS, MAGALHÃES (2010), apresentam em sua pesquisa a preocupação com a comunidade de Mussurunga no que diz respeito aos resíduos sólidos produzidos pelos moradores, uma questão preocupante para esses docentes, a pesquisa tem como partida o processo de imigração de pessoas para as áreas urbanas e grandes cidades que foram arquitetadas e construídas para um novo modelo de civilização. MAGALHÂES (2011) começa a pesquisa fazendo a comparação entre duas comunidades no entorno da AV. Paralela uma com infra estrutura urbana com questões de violência voltada para o patrimônio público e a outra sem intra estrutura urbana com questões de violência voltada para a vida humana, ele apresenta a desigualdade social que existe entre as duas comunidades. MENDONÇA (1989) escreve sobre o Sistema Financeiro de Habitação e a INOCOOP por suas razões organizadoras e por suas condições de financiamento oferecido por tipos de programas estabelecidos, onde o BNH – tem a principal influência sobre o funcionamento e as características gerais, bem como a política imobiliária da época.
Sendo assim são autores importantes para fundamentar o projeto que fala como A Importância da História Local para o Ensino e a Aprendizagem da História na Educação Básica: Um Olhar para a Comunidade de Mussurunga no Município de Salvador, Bahia. Pode ser desenvolvido com dados verdadeiros, realizados por pesquisas conceituadas, como artigos e teses de pós-graduação. É uma fundamentação apropriada para a realidade da pesquisa.
 
REFERÊNCIAS
BOAVENTURA, Luiz Américo Souza; MARTINS, Liziane; MAGALHÃES, Ana
Cláudia de Jesus. Compreensão dos Estudantes de Quatro Turmas de Educação
para Jovens e Adultos (EJA), de uma Escola Estadual de Salvador (Bahia), sobre
Resíduos Sólidos. 110| Candombá – Revista Virtual, v. 6, n. 2, p. 110-115, jul –
dez 2010; Disponível em: http://revistas.unijorge.edu.br/candomba/2010-
v6n2/pdf/5LuizAmericoSouzaBoaventura2010v6n2.pdf Acesso 03/10/2014

 
MAGALHÃES, Antonio Carlos Silva. Análise da Segurança da População do
Entorno da AV.Paralela, em Salvador: O exemplo do Bairro de Mussurunga e do
Bairro da Paz. 2011. Universidade Catolica de Salvador. Pós-Graduação Stricto
Sensu. Mestrado em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social. Linha
de Pesquisa: Territorialidade e Planejamento Urbano e Regional.
Disponível em: http://tede.ucsal.br/tde_arquivos/3/TDE-2011-11-10T074627Z-
205/Publico/ANTONIO%20CARLOS%20SILVA%20MAGALHAES.pdf acesso em
02/10/2014
 

MENDONÇA, Frederico A. R. C. estratégia de localização dos conjuntos habitacionais da URBIS em Salvador, entre 1964 e 1984. Revista de Urbanismo e Arquitetura, América do Norte, 2, set. 2008. Disponível em: http://www.portalseer.ufba.br/index.php/rua/article/view/3068/2199. Acesso em: 03


Out. 2014.

 

 
 

 


 
 

 

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Meu nome é Luciana Lemos dos Santos, seja bem vindo ao meu Blog, neste espaço vou compartilhar com vocês as aprendizagens e experiências vividas ao longo dos meus estudos. Sou Pedagoga pela FTC e UFBA; Historiadora pela UNOPAR; Pós-Graduação para Especialização em Docência na Educação Infantil pela UFBA/cursando (2014/2016) Kiss.