sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

HISTÓRIA: PROTFÓLIO - IDADE MÉDIA OCIDENTAL E ORIENTAL




UNOPAR - UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO HISTÓRIA
LICENCIATRURA EM HISTÓRIA

LUCIANA LEMOS DOS SANTOS

Salvador, 2012



Produção textual interdisciplinar individual apresentado ao
Curso de Licenciatura em História da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, tendo como objetivo relacionar conceitos históricos para explicar o tema referente a história envolvendo as disciplinas:
Teoria da História; Historiografia; História Medieval; Sociologia da Educação; Antropologia; Seminário II referente ao segundo semestre.
Professores: Dirceu; Reinaldo; Taíse; Okçana; Giane; Fábio.

 
 
ATIVIDADE CORRIGIDA POR: Tiago Ledesma Mariano
 
"Caro aluno seu trabalho completo, você realizou todas as atividades de forma coerente. Parabéns. A única ressalva que faço é com relação as normas disponíveis na Biblioteca digital, apesar do seu trabalho não sofres nenhum desconto de nota, é muito importante que vocêe siga critériosamente o modelo disponibilizado."
PROTOCOLO: 84745712             CONCEITO: EXCELENTE
 
 
 
SUMÁRIO

 
CONCEITOS HISTÓRICOS E EXPLICAÇÕES...............................................................................................03
INTRODUÇÃO.................................................................................................................................................09
DESENVOLVIMENTO.....................................................................................................................................10
CONCLUSÃO..................................................................................................................................................12
REFERÊNCIA..................................................................................................................................................13

 
1 CONCEITOS HISTORICOS E EXPLICAÇÕES
 
a) Teoria da História:

É um ramo do conhecimento que procura compreender as diversas formulações do conhecimento histórico.
          1- História:

O significado de história é tudo o que aconteceu, não somente os fenômenos da vida humana, mas também os acontecimentos ocorridos no mundo natural. Inclui tudo o que passa por mudanças, conclui-se que todo o
universo, e todos os seus componentes, possuem sua própria história.
           2- Tempo:

Medida de duração dos fenômenos; Duração limitada; Momento fixado; Prazo; Tempo disponível; Época, relativamente a certas circunstâncias, ao estado das coisas, aos costumes, às opiniões; Estação; Estado da atmosfera; Tempo civil conta-se de zero a 24 horas a partir da meia-noite, com mudança de data à meia-noite.
          3- Documento:

É tudo aquilo que é a comprovação de um fato: qualquer signo concreto ou simbólico, conservado ou gravado, com a finalidade de representar, reconstruir ou provar um fenômeno físico ou intelectual. Todo o tipo de suporte que transporte em si informação útil para o conhecimento.
          4- Monumento:

Coleções de objetos reunidos com objetivos de conservação, ciência e educação são essencialmente de caráter documental. São itens que ocorrem na natureza e não apenas da sua representação em palavras ou imagens. São documentos tridimensionais.

b) Historiografia:

Designa não apenas o registro escrito da História, a memória estabelecida pela própria humanidade através da escrita do seu próprio passado, mas também a ciência da História. Historiografia é o equivalente a qualquer parte da produção historiográfica, ou seja: ao conjunto dos escritos dos historiadores acerca de um tema ou período histórico específico.
           1- Escola dos Annales:

Foi um movimento historiográfico surgido na França, durante a primeira metade do século XX. Desde o século XVIII, quando a História passou a ser notada como ciência, os métodos de se escrever e pensar sobre História conquistou grande evolução.
          2- Nova Esquerda Inglesa:

A Nova Esquerda (New Left em inglês) é um termo utilizado para se referir aos movimentos políticos de esquerda surgidos em vários países a partir da década de 1960.
          3- Contexto Histórico:

É apenas "a fase", "o momento" de determinada época, sob diversos aspectos.
          4- Circularidade Cultural:

O conhecimento é um círculo vicioso: para provar qualquer afirmação, é necessário fazer outras afirmações, as quais, por sua vez, carecem de prova, que se faz com outras afirmações e, no devido tempo, voltamos ao ponto de partida.
 
 
c) Antropologia:

É a ciência que tem como objeto o estudo sobre o homem e a humanidade de maneira totalizante. O principal instrumento de trabalho da antropologia é a pesquisa de campo que possui um vasto leque de investigação como grupos étnicos e religiosos, migrações, formação de grupos rurais e urbanos e suas formas de expressão e comunicação por meio da arte, de narrativas, do parentesco, de performances, da cultura material, dos tipos de moradias e a relação com o meio ambiente.
           1- Anacronismo:

Consiste basicamente em utilizar os conceitos e idéias de uma época para analisar os fatos de outro tempo.

          2- Etnocentrismo:

É um conceito antropológico complexo, segundo o qual o julgamento ou visão de um grupo ou pessoa é baseado em valores e padrões seguidos pelo grupo social de origem desses indivíduos que realizam o
julgamento.
          3- Relativismo:

É uma doutrina que prega que algo é relativo, contrário de uma idéia absoluta, categórica. Atitude ou doutrina que afirma que as verdades (morais, religiosas, políticas, científicas, etc.) variam conforme a época, o lugar, o grupo social e os indivíduos de cada lugar.
          4- Identidade:

É o conjunto de caracteres próprios e exclusivos com os quais se podem diferenciar pessoas, animais, plantas e objetos inanimados uns dos outros.

d) Sociologia:

É a parte das ciências humanas que estuda as unidades que formam a sociedade.
          1- Fato Social (Durkheim):

É objeto central da teoria sociológica de Émile Durkheim, constituindo-se em qualquer forma de indução sobre os indivíduos que é tida como uma coisa exterior a eles, tendo uma existência independente e estabelecida em toda a sociedade, que é considerada então como caracterizada pelo conjunto de fatos sociais estabelecidos.
 
          2- Ação Social (Weber):

Refere-se a qualquer ação que leva em conta ações ou reações de outros indivíduos e é modificada se baseando nesses eventos.
          3- Classe Social (Marx):

É um grupo de pessoas que têm status social similar segundo critérios diversos, especialmente o econômico, existe a classe dominante, que controla direta ou indiretamente o Estado, e as classes dominadas por aquela, reproduzida inexoravelmente por uma estrutura social implantada pela classe dominante.
(página 05)
          4- Modo de Produção Capitalista:

O modo de produção na economia é a forma de organização socioeconômica associada a uma determinada etapa de desenvolvimento das forças produtivas e das relações de produção.

e) História Medieval:

Compreende a Idade Média em um período intermédio numa divisão esquemática da História da Europa em quatro "eras": a Idade Antiga, a Idade Média, a Idade Moderna e a Idade Contemporânea.

          1- Idade Média:

Foi o período intermédio numa divisão esquemática da História da Europa, convencionada pelos historiadores em: a Idade Antiga, a Idade Média, a Idade Moderna e a Idade Contemporânea. Este período caracteriza-se pela influência da Igreja sobre toda a sociedade. Esta encontra-se dividida em três classes: clero, nobreza e povo.

          2- Feudalismo:

O feudalismo consiste em um conjunto de práticas envolvendo questões de ordem econômica, social e politica.
          3- Trifuncionalidade:

A sociedade europeia ancestral articulava-se em torno de três funções principais: 1ª função: A Soberania, dividida em dois conjuntos: o aspecto jurídico, e o aspecto mágico e religioso. 2ª função: A nobreza guerreira, dividida em dois conjuntos: um mais individual e brutal, o outro mais refinado e colectivo.  3ª função: A produção, a reprodução, a fertilidade, reagrupa alguns sub-conjuntos como a agricultura, o artesanato, o
comércio.
          4- Trabalho:

No passado, o homem trabalhava para produzir o que consumia, seja em roupas, alimentos ou moradia. Ao constituir as primeiras sociedades, ou povos, o trabalho era recompensado por mercadorias (escambo), como
uma espécie de troca. O trabalho é uma necessidade natural e eterna da raça humana, sem a qual o homem não pode existir. Com a chegada da industrialização, a partir do século XVIII e XIX, foi criado o trabalho formal, onde eram definidas as tarefas e a remuneração devida.

 

2 INTRODUÇÃO

Em virtude da passagem do tempo desde os primeiros humanos que habitaram o continente europeu até a atualidade, caracterizado pela influência da igreja na sociedade a história da Idade Média Ocidental e Oriental, em seu senso geral, é tudo o que aconteceu, não somente os fenômenos da vida humana mas também os acontecimentos ocorridos no mundo natural. O Império Romano do Oriente tinha por base um poder centralizado e despótico, junto com um intenso desenvolvimento do comércio, que serviu de fonte de recursos para enfrentar as invasões bárbaras. Já a produção agrícola usou grandes extensões de terra e trabalho de camponeses livres e escravos. O Império Romano do Oriente ou Império Bizantino conseguiu resistir às invasões bárbaras e ainda durou 11 séculos. É por conseqüência da documentação disponível ao acesso a uma evidência que este Portfólio está sendo construído para transmitir informação útil para o conhecimento. A Idade Média é o período da história européia que compreende aproximadamente entre a queda do Império Romano do Ocidente e o período histórico determinado pela afirmação do capitalismo sobre o modo de produção feudal, o florescimento da cultura renascentista e os grandes descobrimentos. Podemos analisar o nascimento do Ocidente ao período medieval levando em conta suas estruturas sociais, políticas, econômicas, eclesiásticas e mentais.

 

2 DESENVOLVIMENTO

A través da historiografia com o conjunto dos escritos dos historiadores acerca de um tema ou período histórico específico, neste trabalho destinado a Idade Média Oriental e Ocidental que conseguimos encontrar informações pertinete ao assunto, diferenciando a produção historiográfica de documentação histórica. É neste contexto histórico determinado pela época histórica da Idade Média Oriental e Ocidental , sob diversos aspectos que para o homem Ocidente atual compreender em profundidade a Idade Média é um exercício imprescindível de autoconhecimento. Nesta época a igreja procurava unir os cristãos do ocidente e do oriente que haviam se separados, as relações comerciais, econômicas e culturais. O império bizantino alcançou, nessa época, seu apogeu político e cultural, e Justiniano I, ajudado por seus generais Belisário e Narses, tentou reconquistar a parte ocidental do antigo Império Romano e restabelecer a unidade do Mediterrâneo. Seus sucessores enfrentaram problemas religiosos e incursões de ávaros, eslavos e persas, que foram derrotados pelo imperador Heráclio no início do século VII. Os lombardos conquistaram o norte da Itália em poucos anos, a partir de 568, e empreenderam o ataque ao reino merovíngio. Bizantinos e lombardos dividiram entre si o território correspondente à Itália. No fim do século VI, quase todo ele, com exceção de Roma, Sicília e Ravena, estava sob domínio lombardo. Com o relativismo compreendemos que a doutrina prega algo relativo, contrário de uma idéia absoluta, categórica, sendo esta uma atitude ou doutrina que afirma as verdades: morais, religiosas, políticas, científicas, etc. variando conforme a época, o lugar, o grupo social e os indivíduos de cada lugar, neste portfólia trata-se da Idade Média Oriental e Ocidental.
Com a ciência sociológica os historiadores tiveram acesso a parte das ciências humanas que estuda as unidades que formam a sociedade, ou seja, estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições. A sociologia tem uma base
teórico-metodológica voltada para o estudo dos fenômenos sociais, tentando explicá-los e analisando os homens em suas relações de interdependência. Quando desapareceu o poder do império no Ocidente, a igreja arrogou-se a supremacia universal. O papa foi reconhecido como a autoridade máxima a que deviam se
submeter os poderes temporais. Assim, a hierarquia eclesiástica de Roma representou o fator aglutinante das monarquias ocidentais. A progressiva conversão dos bárbaros ao cristianismo fez da igreja a instituição mais importante da Idade Média. A cultura, a arte, a ciência e as letras eram patrimônio eclesiástico. Nos osteiros, os monges realizaram um cuidadoso trabalho de compilação dos textos clássicos e dos escritos teológicos dos padres da igreja. Este fato social se define como uma norma coletiva com independência e poder de coerção sobre o indivíduo. Para Émile Durkheim, fatos sociais são "coisas"; São maneiras de agir, pensar e sentir exteriores ao indivíduo, e dotadas de um poder coercitivo. Max Weber explica ação social referindo-se a qualquer ação que leva em conta ações ou reações de outros indivíduos e é modificada se baseando nesses eventos, no qual é possivel encontrar no transcorrer deste portfólio.

3 CONCLUSÃO
       
  
Sendo assim, Idade Média instalou-se no coração da Europa Ocidental. O Império Bizantino manteve a luz da civilização queimando no leste a Igreja Oriental e Ocidental confrontaram-se por séculos sobre o meio de governo eclesiásticoprovocando o cisma em 1054, que aconteceu em seguida à divisão anterior de 451,
e foi prosseguida das Cruzadas do oeste para recuperar o leste da Invasão dos Muçulmanos. A sociedade feudal começava a ruir enquanto os invasores mongóis carregavam a peste negra com eles. Os muros de Constantinopla caem em 1453, e ainda o novo mundo é descoberto em 1492, por iniciativa de Portugueses e
Espanhóis. A Europa acorda do período medieval através do redescobrimento do ensinamento clássico. A renascença foi seguida da reforma protestante, do frade alemão Martinho Lutero, que atacou a autoridade papal, a guerra dos 30 anos, o tratado de vestfália e a revolução gloriosa deram a base para uma nova era de
expansão e o Iluminismo é possível a Idade Média em suas variadas expressões, tais como: Idade Medieval, Era Medieval ou Medievo, pois, foi o período que intermediou a divisão esquemática da História da Europa, convencionada pelos historiadores, em quatro "eras":: a Idade Antiga, a Idade Média, a Idade Moderna e a
Idade Contemporânea. Este período caracteriza-se pela influência da Igreja sobre toda a sociedade. Esta encontra-se dividida em três classes: clero, nobreza e povo. Enquanto que o feudalismo consiste em um conjunto de práticas envolvendo questões de ordem econômica, social e politica. Entre os séculos V e X, a Europa Ocidental sofreu uma série de transformações que possibilitaram o surgimento dessas novas maneiras de se pensar, agir e relacionar. De modo geral, a configuração do mundo feudal está vinculada a duas experiências historicas e concominantes: a crise do Império Romano e as Invasões Bárbaras.

4 REFERENCIAS
Disponivel em:
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090310154607AAZJCh4 acesso
06/04/2012

Disponível em: http://pt.wikipedia.org acesso 06/04/2012

Disponível em: http://www.dicio.com.br/tempo/ acesso 06/04/2012

Disponível em:
http://www2.egi.ua.pt/cursos/files/RI/Documenta%C3%A7%C3%A3o.pdf Acesso
06/04/2012

Disponível em: http://arqueofuturista.wordpress.com/2006/10/05/os-indo-europeusuma-
sociedade-tri-funcional/ Acesso 07/04/2012

Disponível em: http://www.infoescola.com Acesso 06/04/2012

Disponível em: http://www.rhinfo.com.br/historia.htm Acesso 07/04/2012

Disponível em:
http://aulete.uol.com.br/site.php?mdl=aulete_digital&op=loadVerbete&palavra=circula
ridade#ixzz1rIMMIeH0 Acesso 06/04/2012

Disponível em: http://www.algosobre.com.br/guia-de-profissoes/antropologia.html
Acesso 06/04/2012

 

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Meu nome é Luciana Lemos dos Santos, seja bem vindo ao meu Blog, neste espaço vou compartilhar com vocês as aprendizagens e experiências vividas ao longo dos meus estudos. Sou Pedagoga pela FTC e UFBA; Historiadora pela UNOPAR; Pós-Graduação para Especialização em Docência na Educação Infantil pela UFBA/cursando (2014/2016) Kiss.