quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

PROTFÓLIO: PLANO DE UNIDADE AS REVOLUÇÕES DE 1820, 1830 E 1848, NA EUROPA.

 
UNOPAR - UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO LICENCIATURA EM HISTÓRIA

JEAN VITOR ASSIS DE OLIVEIRA
LUCIANA LEMOS DOS SANTOS
RAFAEL RODRIGO CIRNE SANTANA
RUTE DE SOUZA
SALVADOR, BAHIA - 2014


TRABALHO CORRIGIDO POR: TIAGO LEDESMAN MARIANO

" Caros alunos, vocês fizeram um ótimo trabalho, conseguiram compreender muito bem a relação de todas as disciplinas deste semestre. Parabéns."

CONCEITO: INSUFICIENTE

OBS de Luciana Lemos dos Santos: A nota conceitual foi devido ao trabalho ter sido postado fora da data estipulada pela Universidade.


 
PROTFÓLIO: PLANO DE UNIDADE AS REVOLUÇÕES DE 1820, 1830 E 1848, NA EUROPA.
 


Protfólio desenvolvido em grupo tem como objetivo: Identificar as contribuições dos conhecimentos da área da Psicologia da Educação para o ensino de História, através da utilização das tecnologias da informação e comunicação; apresentado ao Curso de História da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas do 6º Semestre: Tecnologia da Informação e Comunicação no Ensino de História; Psicologia da Educação; História Contemporânea; Seminário VI. Docentes: Cyntia Simioni França; Carlos Eduardo de Souza Gonçalves; Fabio Luis da Silva; Guilherme Cantieri Bordonal;  Vinicius Virgens Jacob; Tiago Ledesma Mariano.



 


PLANO DE AULA
TURMA: 3º ano do Ensino Médio
NÚMERO DE AULAS: 05
TEMA: As revoluções de 1820, 1830 e 1848, na Europa.
CONTEÚDO: História: Os anos 1820 na Europa; A revolução de 1830; A terceira onda
revolucionária (1848); Os governos de Napoleão Bonaparte e Carlos X.
 
OBJETIVOS:
GERAL: Ampliar o conhecimento com finalidade no ensino da geografia, da história e das ciências sociais, em uma perspectiva psicológica, fazendo com que o aluno possa identificar e também reconhecer a relação da pessoa com o meio social, compreendendo o sentido das ações humanas sobre o território e sobre sua própria história, bem como enfrentar os problemas sociais.
ESPECÍFICO: Comparar a principal diferença das ondas revolucionárias de 1820, 1830 em relação as revoluções de 1848; Analisar os efeitos das revoluções em toda a Europa; Conhecer as principais razões dessas revoluções.
 
METODOLOGIA:
Aula 01: Apresentação do tema. Discutir com os alunos sobre as revoluções na Europa e o
que eles sabem ou já ouviram falar sobre Napoleão Bonaparte.
Aula 02: Introdução do tema. Aula expositiva com leitura dos conteúdos através de slides.
Aula 03: Exibição do vídeo “A expansão da Revolução Francesa.”
Aula 04: Discussão sobre o documentário.
Aula 05: Resumo crítico.

 
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS: Aula expositiva na qual o professor vai explicar que as revoluções de 1820 e 1830 não levaram para França grandes transformações, entretanto a revolução de 1848 mudou completamente o cenário político. Com as revoluções estouraram diversas rebeliões populares, em seguida a França foi governada pelo Rei Luís XVII e perseguiu as pessoas que simpatizavam com Napoleão Bonaparte. Quando o Rei Carlos X assumiu o trono censurou a imprensa e reprimiu os opositores ao regime o que resultou na rebelião da população causando a renuncia do Rei Carlos X. Com a posse do novo Rei Luís Felipe de Orléans os banqueiros foram beneficiados e a França avançou economicamente e industrialmente repercutindo na desigualdade social (o que acontece no século XXI) os burgueses ficando cada vez, mas ricos e os operários mas pobres por consequência dos altos impostos.
 


A grande crise econômica aconteceu em 1858, foi quando os salários ficaram mas baixos, sugiram os desempregos, o período de colheita não foi prospero e a comida ficou escassa e a insatisfação da população repercutiu em uma grande revolução com a união dos artesãos, operários, estudantes e os pequenos burgueses que invadiram as ruas da capital, derrubando o Rei do poder e a França volta com essa revolução a ser uma republica.


A oposição política organizou um governo provisório que defendiam as reformas e as oficinas de artesanato davam trabalho aos desempregados por consequência da grave situação econômica os operários de Paris se rebelam e são arduamente reprimidos pela guarda nacional e acontece um massacre, onde as ruas ficam cheias de cadáveres e a burguesia vence. Acontecem então as eleições para presidente da República, Luís Bonaparte foi eleito presidente da França e em 1852 liderou um golpe de estado e tornou-se ditador.


 
RECUSSOS DIDÁTICOS: Vídeo: revoluções de 30 & 48 / burguesas do século XIX (https://www.youtube.com/watch?v=XqVtviSZ4Rc) O professor deve explicar para os alunos que a produção foi feita por um grupo de alunos de uma conceituada escola do CEFET – ES e que eles na oportunidade podem produzir um trabalho com base em um tema escolhido pelo professor para que eles possam desenvolver as habilidades tecnológicas. Slide; Quadro branco; Piloto; caderno; Caneta. Espaço adequado.
 
AVALIAÇÃO: Acontece através de trabalhos e pesquisas feitas pelos alunos mediante a interatividade com o professor também durante o processo de construção do conhecimento a respeito da temática. O professor deve observar os processos psicológicos que envolvem os alunos ao estudarem o assunto, como também, se os mesmos são capazes de compreender e interpretar o mundo ao seu redor com criticidade, em um objetivo de construir sua própria formação cultural, ideológica e política.
 
Os alunos deverão construir um texto em dupla relacionando os assuntos estudados com os possíveis acontecimentos sociais e o que diferem dos fatos históricos. Após a conclusão dessa etapa os alunos devem socializar para os colegas o ponto de vista da dupla, que consiste no seu envolvimento na atividade coletiva em sala de aula mediante o aprendizado cultural e social.
O professor deve observar e avaliar se o aluno fala uma linguagem coerente para o contexto social, se seu discurso está dentro da temática estudada em sala de aula, se está
sendo compreendido pelos colegas ao expor e argumentar suas ideias.
 
REFERÊNCIAS:
AZEVEDO, Gislane Campos; SERIACOPI, Reinaldo. História em movimento: do século XIX aos dias de hoje. São Paulo: Ática, 2010.
COLL, César; MARCHESI, Álvaro; PALACIOS, Jesús.  Desenvolvimento Psicologico e
Educação 2. Psicológia da Educação Escolar.  2º edição. Editora Artmed, 2004. Biblioteca
Prof. José Laffranchi UNOPAR. (p. 342 até 355) Disponível em: www.youtube.com Acesso em: 04 jun. 2014.


JUNIOR, Roberto Catelli. História Texto e Contexto Ensino Médio – História 2. 1ª edição.
3ª impressão, São Paulo, 2013. Editora Scipione. PNLD 2012, 2013, 2014. Ministério da
Educação.

 
HOBSBAWM , Eric, Revoluções burguesas", Barcelona: Labor, ISBN 84-335-2978-
1 (1987, edição original, 1964). Pg 202.





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Meu nome é Luciana Lemos dos Santos, seja bem vindo ao meu Blog, neste espaço vou compartilhar com vocês as aprendizagens e experiências vividas ao longo dos meus estudos. Sou Pedagoga pela FTC e UFBA; Historiadora pela UNOPAR; Pós-Graduação para Especialização em Docência na Educação Infantil pela UFBA/cursando (2014/2016) Kiss.