segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

HISTÓRIA: O COLONIALISMO E SUAS CONSEQUÊNCIAS

UNOPAR - UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO LICENCIATURA EM HISTÓRIA

LUCIANA LEMOS DOS SANTOS



SALVADOR, BAHIA - 2012

TRABALHO CORRIGIDO POR: TIAGO LEDESMAN MARIANO

"Caro aluno seu trabalho esta parcialmente correto, lembre-se de que você deveria ter criado um texto mais pessoal sobre suas análises das imagens e quando lido algum texto, este deveria ter sido citado (mesmo que o texto seja da internet). Cuidado com a língua Portuguesa e com as regras para elaboração do trabalho ( para cumprir isso você pode consultar a Biblioteca digital), apesar de não ser subtraído nota por esses conceitos é muito importante que você se acostume com as regras."

CONCEITO: MUITO BOM
 



 
 
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL:
O COLONIALISMO E SUAS CONSEQUÊNCIAS
 



Trabalho interdisciplinar individual, apresentado ao Curso de Licenciatura em História, 3º semestre da
UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, tendo como  objetivo identificar e analizar consequências do
colonialismo através da análise de fontes primárias.
 
Disciplinas: História do Brasil I; História Moderna I; História da America I; História da África; Seminário.
Professores: Gleiton; Fabiane; Taíse e Reinaldo.

 
 
 
SUMÁRIO



INTRODUÇÃO....................................................................................................................................................04
DESENVOLVIMENTO........................................................................................................................................05
CONCLUSÃO......................................................................................................................................................07
REFERÊNCIAS...................................................................................................................................................08
ANEXO



INTRODUÇÃO
Analisando a imagem Colonização e Povoamento do Apodi II Curraleiros Versus Gentio Indígena, percebe-se que nos primeiros tempos de colonização européia a região do Apodi não apresentou efetiva ocupação territorial tendo em vista a forte resistência indígena e as barreiras naturais que dificultavam o acesso, foram duas as correntes de povoamento do Apodi. Já na imagem colonização portuguesa na áfrica percebe-se o resultado dos descobrimentos que começaram a partir da ocupação das Ilhas Canárias ainda no princípio do século XIV. As imagens apresentam a ocupação violenta realizada pelos europeus.

 
 
As imagens apresentam elementos em comum como a cor marrom, pessoas amarradas, pessoas sem roupas, criança, as pessoas controladas estão sem roupas e os controladores estão com roupas, apresenta uma localidade sem habitação nenhuma, existe árvores, plantas; percebe-se na imagem Colonização e Povoamento do Apodi II Curraleiros O GENTIO INDÍGENA há falta de nitidez, são índios e na imagem colonização portuguesa na áfrica existe a nitidez para melhor observação das imagens, nesta imagem não são índios e sim negros sendo escravizados.
 
 Nas imagens predominam a escravização de pessoas, a figura que está em destaque é a presença dos índios e negros sendo escravizados pelos europeus; De caráter de fundo nas imagens percebe-se a plantação de árvores que compõem a selva. O autor quando pintou a tela Colonização e Povoamento do Apodi II Curraleiros Versus Gentio Indígena produziu as imagens dos primeiros tempos de colonização européia pela Bahia na Região do rio São Francisco e Pernambuco até a região do Apodi a pintura não apresenta efetiva ocupação territorial mais existe a forte resistência indígena e as barreiras naturais que dificultavam o acesso o pintor mostra a razão para a colonização na região do sertão obrigando os índios a mostrarem onde haveriam terras desaproveitadas para povoarem mesmo colocando em risco as pessoas e fazendas, Observe-se que a pintura mostra também em comum o fato de que dois ou três bravos colonizadores exploravam as terras e quando as requeriam acrescentavam nomes de amigos e parentes, para que pudessem aumentar a suas posses em vastas extensões de terras, dando origem aos latifúndios.
 
Saindo do Sertão para a África na imagem A colonização portuguesa na África observa-se que o pintor produziu o resultado dos descobrimentos que começaram a partir da ocupação das Ilhas Canárias ainda no princípio do século XIV sendo que a primeira ocupação violenta dos portugueses na África foi a conquista de Ceuta em 1415, contudo, a verdadeira descoberta apresentada na tela mostra o iniciou um pouco mais tarde, mas ainda no século XV da verdadeira expedição a África começou quando Bartolomeu Dias dobrou o Cabo da Boa Esperança, abrindo as portas para a colonização da costa oriental da África pelos europeus.
As imagens foram produzidas em períodos de colonização no sertão e na África, não existe sentido humano nas imagens, pois podemos observar pessoas aprisionadas; as imagens 1 e 2 nos permite analisar e compreender A colonização começava a preencher o vasto sertão com canaviais, cabeças de gado, escravos negros e índios. E ainda com senhores de engenho, fazendeiros, jesuítas, guerreiros, comerciantes, moradores e agregados. Enfim, com colonizadores, colonos e colonizados. A colonização ia transformando o sertão em região colonial, um território dominado e submetido aos interesses do Reino de Portugal.
 
A segunda imagem mostra a população africana vítima de toda a sorte de discriminações ao longo da história, território africano foi ocupado pelos europeus em duas fases: A primeira que se estendeu do século XV a meados do século XIX, caracterizou-se pela tomada de algumas áreas litorâneas, que funcionavam como entrepostos comerciais. Nessa fase, a ocupação tinha um caráter claramente mercantil, envolvendo, sobretudo a troca de mercadorias por escravos. A segunda fase iniciou com o fim do tráfico de escravos e a eclosão da Revolução Industrial na Europa, na segunda metade do século XIX. Caracterizou-se pelo processo de colonização propriamente dito, pois, considerada uma fonte de matérias-primas, a África passou a ser gradativamente ocupada pelos europeus que determinaram uma verdadeira partilha do território africano, oficializando essa fase colonial denominada imperialismo.
 
As imagens apresentam a colonização para exploração da região e para colonização do povoamento no processo de colonização mostrado nas imagens é possível percebemos na atualidade como ocorreu a influência ou transferência cultural dos colonizadores para os colonizados e vice-versa porem na colonização de povoamento, os colonizadores buscaram desenvolver a região colonizada criando suas leis, organizando, investindo em infra-estrutura e lutam por melhorias é o resultado que vemos hoje nos países colonizados

Conclusão    


Este trabalho teve como finalidade analisar as imagem Colonização e Povoamento do Apodi II Curraleiros Versus Gentio Indígena e a colonização portuguesa na áfrica como os conteúdos estudados no terceiro semestre do curso de Licenciatura em História que apresenta nas imagens a ocupação terrítorial, para construção deste portfólio foi seguindo as orientações fornecidas pela Univercidade no que diz respeito aos planos estabelecidos em relação ao expectador-observador na predominancia das imagens, as figuras em destaque, o que apresenta o carates de fundo das imagens e como foi possivel analizar as imagens para melhor compreender o colonialismo e as consequências para as regiões colonizadas da Ameria e África. Está analise possibilita a Graduanda relatar a história das imagens a partir do primeiro contado visual, bem como conhecendo mais em estudos sobre a história das imagens para melhor expor seus conhecimentos.



 
REFERÊNCIAS

Disponível em: http://putegi.blogspot.com.br/2011/12/colonizacao-e-povoamento-doapodi-
ii.html acesso 26/08/2012

Disponível em; http://opatifundio.com/site/?p=2485 acesso 26/08/2012

FLORENCE, Afonso Bandeira. Entre o cativeiro e a emancipação: a liberdade dos africanos livres no Brasil (1818-1864). 2002. 125 f. Dissertação (Mestrado História) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2002.







 

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Meu nome é Luciana Lemos dos Santos, seja bem vindo ao meu Blog, neste espaço vou compartilhar com vocês as aprendizagens e experiências vividas ao longo dos meus estudos. Sou Pedagoga pela FTC e UFBA; Historiadora pela UNOPAR; Pós-Graduação para Especialização em Docência na Educação Infantil pela UFBA/cursando (2014/2016) Kiss.