segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

HISTÓRIA: PORTFÓLIO - PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR "REVOLUÇÃO"


UNOPAR - UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO LICENCIATURA EM HISTÓRIA

LUCIANA LEMOS DOS SANTOS
SALVADOR, BAHIA - 2013


TRABALHO CORRIGIDO POR: TIAGO LEDESMAN MARIANO
 
"Caro aluno sua resposta compreende o objetivo da atividade. Você conseguio relacionar muito bem o texto de apoio com sua análise do livro didático. Parabéns."
CONCEITO: EXCELENTE

 
 
PORTFÓLIO: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
 
Trabalho de produção textual interdisciplinar individual
apresentado ao Curso de Licenciatura em História da
UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, tendo como
objetivo conhecer a forma como o conhecimento
historiográfico é transmitido nos livros didáticos utilizados na
rede publica de ensino integrado as disciplina do 4º semestre.
Docentes: Fabiane; Guilherme; Vilze; Edlaine; Sandra;
Bernadete; Vinicius Virgens Jacobe.
 
 
 
 
 
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO......................................................................................................................................................................04
DESENVOLVIMENTO........................................................................................................................................................05
CONCLUSÃO........................................................................................................................................................................09
REFERÊNCIAS....................................................................................................................................................................10

 
 

INTRODUÇÃO
 
Arruda inicia seu artigo fazendo a correlação entre a Revolução Puritana e a Revolução Gloriosa que fazem parte do mesmo processo de revolucionário, sendo esta denominada de Revolução Inglesa e enfatizado a primeira revolução que aconteceu no transcurso da Revolução Puritana sendo complementada pela Revolução Gloriosa de forma natural e a partir desta correlação Arruda aborda as diferentes visões da Revolução Inglesa. O livor didático analisa as Perspectivas da Revolução Inglesa relatando sobre a Revolução Industrial qe não aconteceu de maneira repentina, por ter sido a Inglaterra a liderar o processo induatrial.
 
 
 
 
 
 
 
Os conteporanteos ao porceber sua ocorrencia deu um tratamento politico e constitucional por este ser um caminho hitórico para a sabedoria política e Arruda relata em seu texto que a Revolução Inglesa foi realizada dentro das perspectivas dos partidos Whig e Tory que estavam envolvidos nas rivalidades e contendas politicas. Nos livros didáticos as informações são bastantes resumidas, os livros didáticos apenas transmite de maneira resumida o que os alunos precisam inciciar de entendimento no Ensino Fundamental 2 para que possam avançar no ensino médio que as revoluções proporcionaram grandes mudanças para a História. É neste entendimento que o aluno de Ensino Fundamental 2 começa a relacionar em seus estudas os acontecimentos do presente que foram decorrentes do passado e que atualmente ainda existe influência dessas revoluções por causa dos problemas na contemporâneidade.
No texto de Arruda consta que a revolução para a tradição liberal foi comandada pelo parlamento contra o absolutismo da monarquico para defender a liberdade individual do governo tirâneo por consequência de suas barbaries e para a tradição conservadora essa mesma revolução foi comandada pela classe que detinha o capital em consequência da ambição e eram representados no parlamento, sendo que o Rei tentava defender a classe popular impedindo a tomada de terras. No livor didático do 7º ano Saber e Fazer História – História Geral do Brasil – Modernidade Europeia e Brasil Colônia de Gilberto Cotrim e Jaime Rodrigues a temática é sintetizada em apenas um no capitulo 16 e os autores enfatizam a Revolução Inglesa falando da Inglaterra com o seu absolutistmo referente à monarquia parlamentar, depois eles relatam o início dos conflitos, bem como o processo revolucionário com as lutas contra o absolutismo inglês e por fim as consequências da revolução.
 
A Revolução Inglesa permitiu que os ingleses fortalecessem sue comercio e o poder marítimo a burguesia conquistou o poder político e conseguio implantar o sistema de governo que perdura até hoje no Reino Unido. Mais Arruda apresenta em seu texto que durante a Revolução Francesa a burguesia só conseguio assumir o poder apoiando-se na pequena burguesia e consequentemente nos trabalhadores das manufaturas, pois até então era uma revolução burguesa fracassada. Com o passar dos acontecmentos o capitalismo francês foi erguendo-se sobre a base imóvel do campesiano e da pequena burguesia, mais a revolução popular chegou a ultrapassar a classe hegemônica e finalmente compreender que a Revolução Inglesa foi uma revolução de compromisso social entre a nobreza e a burguesia. A produção artesanal foi eliminada, avançou com os cercados nas terras e se completou com a Revolução Agrária formando desta maneira o tripé com o Banco da Inglaterra, Governador do Tesouro e  o Primeiro ministro que detinham o poder sobre os mercados mundiais.
 
Arruda cita C. Hill, que faz a vinculação entre a Revolução Inglesa e a Revolução Induatrial, entretanto o autor comenta que Eric Hobsbawm ao estudas as origens da da revolução industrial na inglaterra nos faz pensar sobre o papel agrassivo da burguesia inglesa para promover a industrialização por conta do seu atrso econômico. Arruda faz uma critica a respeito da necessidade de se estabelecer uma estrutura entre as duas revoluções, pois para Arruda fazem parte do mesmo processo. Mais no século XVII o texto fala da revolução social que adquire significado histórico amplo quando analisada em contexto global enquanto que o livro didático do 7º ano Saber e Fazer História – História Geral do Brasil – Modernidade Europeia e Brasil Colônia de Gilberto Cotrim e Jaime Rodrigues traz o assunto referente ao século XVI onde aconteceu o apogeu do absolutismo inglês.
É justamente na dimenssão social que Arruda comenta sobre a preferência de Richard Tawney pelos séculos XVI e XVII por ter sido um período crucial para o capitalismo e sua mudança de comportamento político e econômico e justamente no século XVI o livro didático do 7º ano Saber e Fazer História – História Geral do Brasil – Modernidade Europeia e Brasil Colônia de Gilberto Cotrim e Jaime Rodrigues dar mais atenção ao Antigo Regime ou Absolutismo que foi combatido por causa dos comerciantes, donos dos manufaturas e uma
parte dos proprietários rurais. O interessante deste livro didático foi quando os autores Gilberto Cotrim e Jaime Rodrigues falam da Câmara dos Comuns que era um dos órgãos do parlamento e a outra apresentação coma Câmara dos Lordes que representava a nobresa, bem como a Igreja Angelicana.
O livro do 7º ano analisa este tema falando do absolutismo, mais o livro didático do 9º ano não faz mensão a Revolução Inglesa e sim a Revolução Russa no capítulo 3 e no capítulo 14 a revolução e Crise do Socialismo. Então o livro do 9º ano Saber e Fazer História – História Geral do Brasil – Modernidade Europeia e Brasil Colônia de Gilberto Cotrim e Jaime Rodrigues não destaca o assunto da Revolução Inglesa, mais já no livro didático do 7º ano ele apresenta um pequeno foco de análise política, econômica e social apresentando em apenos um capitilo de 12 páginas com inlustrações. Este livro apresenta informações sobre a Revolução Gloriosa entre (1688-1689) também apresentada no texto de Arruda, mais o livro mostra a realidade de um temos ao absolutismo que levou o Parlamento a retirar o Rei Jaime II do poder, mais não foi simples assim o Parlamento precisou estabelecer um acordo com o príncipe holândes Guilherme de Orange para que respeitasse os poderes do Parlamento e foi essa desputa entre as duas forças de Jaime e Guilherme que ficou conhecida como a Revolução Gloriosa que finalizou com a derrota do monarca inglês. Guilherme de Orange ao assumir o trono britânico ficou com o título de Guilherme e foi obrigado a assinar a Declaração de Direitos que limitava os seus poderes em muitos aspectos. E apóe essa Revolução Gloriosa foi instalado ao Monarquia Parlamentar no Reino Unido que existe até hoje, segundo o livro didático do 7º ano.
 
Com essa dimesão social no texto de Arruda a Revolução adquire uma dimessão mais ampla devido a realidade econômica e a estrutura política como forma de explicar a guerra civil. Mais Tawney aparece no texto de Arruda explicando duas realidades enquanto Lawrence Stone também citada no texto de Arruda destaca o papel da aristocracia, que essa crise aconteceu para haver as mudanças sociais e economicas e ela explica que essa crise não acontece dentro da sociedade e sim dentro de um regime político. O livro didático do 7º ano Saber e Fazer História – História Geral do Brasil – Modernidade Europeia e Brasil Colônia de Gilberto Cotrim e Jaime não fala dos 300 anos da Revolução Iglesa enquanto sua passagem em comemoração mais fala dos problemas entre ingleses e irlandeses em pleno século XVII que por consequência trouxe para o século XX um movimento liderado pelos católicos para separar as ilhas em relação ao Reino Unido.


Arruda fala da crise do mvimento socialista inglês que ficou dividido nos anos 30 entre a corrente marxista e social democrata e comenta sobre o melhor historiador marxista Cristopher Hill devido a sua qualidade e quantidade de trabalhos exposto sobre o assunto Revolução Iglesa e em plena comemoração dos 300 anos da revolução Inglesa Cristopher Hill declara em um pequeno texto que a Revolução Inglesa foi uma luta de classes entre os revolucionários e progressista. Cristopher Hill fez dos seus trabalhos perder de vista seu conteudo social por não mais se preocupar em realizar as devidas comparações com o presente. O livro didático do 7º ano Saber e Fazer História – História Geral do Brasil – Modernidade Europeia e Brasil Colônia de Gilberto Cotrim e Jaime traz uma pequena informação sobre os Calvinistas que são também chamados de Puritanos na Inglaterra.
 
Os puritanos desejavam uma igreja desligada do poder do Estado, sendo que os Bispos fossem nomeados pela comunidade e não pelo rei, Arruda escreve em seu texto a ruptura como um resultado prático e sua busca pela definição mais adequada do puritanismo em pleno século XVII para poder justificar a Revolução Puritana, mais foi em busca do carater ideologico desse movimento e o livor didático o 7º ano fala como os puritanos desejavam uma igreja dirigida por pastores que fossem idicados pelo conselho dos integrantes mais idosos. Assim o texto de Arruda cosegue descrever a revolução Inglesa explicando as ideologias dos teoricos citados, bem como fazendo sua propria critica para compreender esse movimento e é nas estruturas e base tanto economicas como sociais que a Revolução Inglesa atinge a sua nova fase ao ser analisado o movimento cultural que envolvia o processo da revolução.
 
 
CONCLUSÃO
Este trabalho de produção textual apresentou as questões de como o texto acadêmico de José Jobson de Arruda aborda o tema Revoluções Inglesas do século XVII e como o livro didático analisa esse tema sobre a revolução Inglesa, foi apresentado também nesta produção textual como livro didático destaca ou destacou o assunto sobre a revolução Inglesa, bem com foi apresentado a sua contextualização sobre a temática e apresento na oportunidade sua forma adequada, seu foco de análise política, economica ou social quando trago a referência e os autores do livro didático por serem os mesmos para as duas turmas do 7º e 9º do Ensino Fundamental 2.
 
 
 
REFERÊNCIAS
COTRIN, Gilgerto; RODRIGUES, Jaimes. Saber e fazer história: História geral do Brasil, 7º ano: modernidae europeia e Brasil colônia. 5 edicão/ 2009. São Paulo. Editora Saraiva.
COTRIN, Gilgerto; RODRIGUES, Jaimes. Saber e fazer história: História geral do Brasil, 9º ano: modernidae europeia e Brasil colônia. 5 edicão/ 2009. São Paulo. Editora Saraiva.
ARRUDA, José Jobson de Andrade. Perspectiva da Revolução Inglesa. Departamento de História da USP. Pg. 121 até 131.
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

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Meu nome é Luciana Lemos dos Santos, seja bem vindo ao meu Blog, neste espaço vou compartilhar com vocês as aprendizagens e experiências vividas ao longo dos meus estudos. Sou Pedagoga pela FTC e UFBA; Historiadora pela UNOPAR; Pós-Graduação para Especialização em Docência na Educação Infantil pela UFBA/cursando (2014/2016) Kiss.