quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

PORTFÓLIO: A IMPORTÂNCIA DOS PROCEDIMENTOS DE ENSINO E DOS RECURSOS RELACIONADOS NO PLANO DE UNIDADE PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA HISTÓRIA DA AMÉRICA



UNOPAR - UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO LICENCIATURA EM HISTÓRIA

 
LUCIANA LEMOS DOS SANTOS
 
SALVADOR, BAHIA - 2013



 
TRABALHO CORRIGIDO POR: TIAGO LEDESMAN MARIANO

" Caro aluno seu trabalho ficou excelente, você conseguio relacionar os temas das aulas muito bem e conseguio planejar sua aula com maestria. Gostei muito da forma que você escreveu os textos e relacionou com as atividades da tele"

CONCEITO: EXCELENTE
 
 
 
PORTFÓLIO: A IMPORTÂNCIA DOS PROCEDIMENTOS DE ENSINO E DOS RECURSOS RELACIONADOS NO PLANO DE UNIDADE PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA HISTÓRIA DA AMÉRICA.
 
 
Produção textual interdisciplinar individual apresentado ao Curso de Licenciatura em História da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, tendo como objetivo elaborar um plano de aula de unidade para disciplina de História com o tema: A Conquista da América envolvendo as disciplinas: Organização do trabalho pedagógico; Reflexão e pesquisa; Metotologias do ensino da história; História da América II; História do Brasil II; Seminário V referente ao quinto semestre. Docentes: Edilaine; Érica; Fabiane; Gleiton; Vinicius.
 
 
SUMÁRIO

A IMPORTÂNCIA DOS PROCEDIMENTOS DE ENSINO E DOS RECURSOS RELACIONADOS NO PLANO DE UNIDADE PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA HISTÓRIA DA AMÉRICA ...............................................................................................04
REFERÊNCIA.........................................................................................................................05
 
ANEXO: PLANO DE UNIDADE: HISTÓRIA DA AMÉRICA
 
 
A IMPORTÂNCIA DOS PROCEDIMENTOS DE ENSINO E DOS RECURSOS
RELACIONADOS NO PLANO DE UNIDADE PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM
DA HISTÓRIA DA AMÉRICA

Em circunstâncias atuais as exigências da sociedade fizeram com que o processo educativo provocasse uma mudança de paradigmas educacionais o que contemplar o ensino de História para melhor proporcionar uma qualidade de ensino e dinamizar as aulas, pois se percebe que sem tais mudanças nas aulas como a utilização de novos recursos, o desinteresse da turma seria muito grande para com a disciplina de História. Os alunos atualmente não curtem o passado histórico com a responsabilidade social que os Docentes compreendem como sendo importante. Eles estão vivendo um momento de mudança cultural mais voltada para a dança e a musica, e entre estudar a História da América ou a História de uma dança ou de uma música, para esses alunos seriam mais atrativos.
 
Quando o professor elabora um plano de unidade é importante relacionar os recursos para que o aprendizado seja mais bem aceito em sala de aula. Refletindo sobre os momentos de observação dos estágios em sala de aula foi possível constatar que para esses alunos a o assunto História da América só se tornou mais participativa quando foram relacionados com situações da atualidade. Falar dos povos nativos da América e fazer uma simples pergunta para que os alunos possam refletir, tais como: Os portugueses descobriram o Brasil ou vieram para cá intencionalmente? Faz com que os alunos pensem sobre a História da America com mais responsabilidade se realmente foi um descobrimento ou uma conquista e que tipo de tecnologia os navegadores utilizavam na época, será que já existiam os computadores e os celulares? O professor deve proporcionar para o aluno um conhecimento de uma realidade social de maneira critica e reflexiva. O planejamento da aula de História da América com o assunto a Conquista da América deve ser planejado como uma necessidade de suma importância para que os alunos assimilem, pois no memento do planejamento deve-se analisar a realidade, bem como prever as formas alternativas para essa ação, superando assim as possíveis dificuldades e alcançando os objetivos desejados pelo professor com a sua aula.



O estudante pode assim compreender que, o planejamento de um plano de unidade no que
contempla o assunto a conquista da América consiste em prever e decidir o que se pretende realizar, o que o professor vai fazer como fazer e como deve ser analisada a situação, para que possa ser verificado ao final o que foi possível atingir com a aula, sendo assim o plano o resultado desse planejamento, onde o professor pode listar as conclusões resultantes desse planejamento prévio para desenvolver as aulas. Este é para o professor de história o plano didático de sua aula, que assume a forma de um documento escrito, por ser este o processo de uma previsão das aulas entre docentes e discentes. A utilização da tecnologia faz com que o aluno participe mais interagindo com o assunto, pois esse aluno é um individuo que pertence a uma coletividade globalizada.
 
REFERÊNCIA
ARROYO, Leonardo. A carta de Pero Vaz de Caminha. São Paulo: Melhoramentos, 1971.
FAUSTO, Boris. A História do Brasil. São Paulo: Edusp, 1994.


ANEXO

PLANO DE UNIDADE: A HISTÓRIA DA AMERICA

PLANO DE AULA

TEMA: A Conquista da América
 
TURMA: 7º ano
 
NÚMERO DE AULAS: 01



DISCIPLINA: História
 

CONTEUDO ESPECÍFICO: História da América/Conquista da América
 
OBJETIVOS:
 


         Objetivos específicos:
- Compreender os motivos da conquista da América e reconhecer suas etapas
históricas.
- Perceber a importância desse momento histórico para o mundo contemporâneo.



PROCEDIMENTOS:

As aulas serão ministradas através de slides, para que o levantamento de hipóteses sobre as circunstâncias que levaram um país a condição de grande potência em determinada época, possam ser discutidos com os alunos. Será proporcionado um momento de socialização entre as diferentes ideias dos alunos sobre o assunto estudado.

RECURSOS: Data show, Lápis, caneta, caderno e Piloto.



AVALIAÇÃO: Será entregue aos alunos, uma questão sobre a temática para que em equipe eles possam responder e produzir um texto

PERGUNTA: A conquista da América foi um processo violento. Após a chegada dos colonizadores, o que aconteceu com os milhões de pessoas que habitavam a América? Reflita sobre o assunto da aula em slide e diga qual a sua opinião sobre isso.
 
:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu nome é Luciana Lemos dos Santos, seja bem vindo ao meu Blog, neste espaço vou compartilhar com vocês as aprendizagens e experiências vividas ao longo dos meus estudos. Sou Pedagoga pela FTC e UFBA; Historiadora pela UNOPAR; Pós-Graduação para Especialização em Docência na Educação Infantil pela UFBA/cursando (2014/2016) Kiss.