quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

PROTFÓLIO: A HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA


UNOPAR - UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO LICENCIATURA EM HISTÓRIA

LUCIANA LEMOS DOS SANTOS
SALVADOR, BAHIA - 2014



TRABALHO CORRIGIDO POR: TIAGO LEDESMAN MARIANO

" Caro aluno seu ttexto esta bom, no entanto, era necessário pesquisar mais autores sobre o conceito de "história do tempo presente" e apresentar uma discursão maior e mais ampla. Neste sentido você foi penalizado e perdeu alguns pontos. "

CONCEITO: BOM
 
 
PROTFÓLIO: A HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA
 
Produção textual interdisciplinar individual apresentado ao Curso de Licenciatura em História da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, tendo como objetivo compreender o conceito de contemporaneidade envolvendo as disciplinas: Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de História; Psicologia da Educação; História Contemporânea; Seminário VI referente ao sexto semestre. Professores: Cyntia Simioni França; Carlos Eduardo de Souza Gonçalves; Fabio Luiz da Silva; Guilherme Cantieri Bordonal


SUMÁRIO
INTRODUÇÃO......................................................................................................................04
DESENVOLVIMENTO..........................................................................................................05
CONCLUSÃO.......................................................................................................................08
REFERÊNCIA.......................................................................................................................09
 
 
 
INTRODUÇÃO
O texto nos remete a uma analise e reflexão a cerca dos conteúdos estudados no decorrer das disciplinas, apresentando questões sobre a contemporaneidade por consequência de uma época referente a tradição francesa, entretanto a questão principal é o que compreendemos por contemporaneidade, de que maneira nos posicionaríamos a respeito dessa temática.
 
 
 
Em virtude dos processos educativos que envolvem as questões sociais, econômicas, políticas e o próprio ambiente que nos cerca a busca para compreender a contemporânea atuação dos eventos atuais para explicar um passado ao falarmos de uma época em que estavam vivam personagens históricos o termo expressa a superação de um paradigma a ser resolvido na modernidade.
 
A contemporaneidade pode seguir todas as épocas, o ser contemporâneo está vivo e presente na época atual por causa dos acontecimentos que o marcaram ou não, mas que foram importantes para um determinado dado histórico, é comum ouvirmos professores falar: “na contemporaneidade do século passado, época em que estamos estudando...”, entretanto se existe a contemporaneidade no passado, também existe a contemporaneidade no presente e como os novos professores poderão diferenciar esse termo? É de suma importância que ao se referir a uma referida época o mesmo diga que está falando da contemporaneidade de um tempo específico.
 
A problemática apresentada no texto não apresenta dificuldade para os atuais docentes, pois é uma questão simples e de fácil assimilação, tanto para falar, quanto para ouvir, pois existe sempre a ênfase na fase contemporânea a qual está se referindo o professor, como por exemplo: estamos estudando a contemporaneidade de um momento histórico do século XX, em correlação a contemporaneidade de um evento do século XXI. Mas quando a contemporaneidade de refere a arte ela envolve um singular momento de mistério entre o artista e o docente, e vários questionamentos se apresentam como no sentido de decifrar os enigmas a obra artista a ser estudada, é fascinante a arte contemporânea, tanto do século passado, como do século mais distante, quanto do século presente. Falar da arte e sua contemporaneidade é tentar decifra enigmas.
 
Falar do passado no presente se referindo a um questão contemporânea se faz necessário dizer qual é a época que está sendo estudada, pois os novos docentes já envolvidos em um mundo globalizado estão se referindo ao contemporâneo eventos que estão acontecendo no momento presente, é para esses docentes a sua realidade histórica. O texto também apresenta as histórias de Heródoto, bem como a guerra do Peloponeso de Tucídides como as histórias do tempo presente, por ter bastante influencia em nossa época contemporânea do século XXI, pois Tucídides acreditava que sua obra era eterna e que tudo se repetiria exatamente como aconteceu em sua época e séculos depois os políticos se  vêem em situações de semelhança em plena guerra política para posse do poder é o que acontece com a disputa dos partidos pelo poder político, isso nessa época contemporânea.
 
A perspectiva da teoria de Tucídides fez com que os estudos de história combinassem com a política o que para Tucídides a política é perene; os eventos que se deram para o desenvolvimento político e que foram moldando as sociedades no decorrer dos tempos possuem um impacto considerável na política da contemporaneidade do século XXI, tanto para a guerra quanto para diplomacia com o propósito de estabelecer limites quando necessário e possível e acaba colocando nas mãos de um determinado líder a responsabilidade da tomada de decisões de suma importância o que muitas vezes são decisões políticas que influenciam grupos de pessoas e consequentemente afeta a própria existência de diferentes populações.
 
Escrever sobre os novos conceitos que envolvem a contemporaneidade, envolvem a cultura de um povo, bem como a sua crítica, para a história a contemporaneidade é um período específico e atual de uma determinada história, entretanto, hoje também é um período específico e atual dessa época, sendo necessário então não mas se fazer referência apenas ao espaço de tempo que se inicia com a revolução francesa até os dias atuais. Essa é uma contemporaneidade que marcou os eventos históricos devido ao regime capitalista e que aprisiona a memória por varias décadas, pois são acontecimentos atuais sendo repetido por conseqüência de antiga contemporaneidade.
 
As questões apresentada no texto nos faz discutir as ideias e os ideais que a educação propõe para utilizar a contemporaneidade quando um docente estiver em aula expositiva, pois os posicionamentos políticos estão a frente das questões do cotidiano e que muitas vezes e sempre se valem do posicionamento do cotidiano educacional para a tomada de decisões. Os valores sociais, culturais e éticos que foram perdidos na contemporaneidade do século XXI coloca-nos em frente a uma conflituosa relação com o presente e pouca esperança de mudanças e perspectivas para muitas expressões que envolvem a nossa cultura, inclusive a contemporaneidade.
 
O que ocasionou a explosão sobre a temática contemporaneidade foi o choque que advêm dos diferentes tipos de cultura presentes na nossa sociedade, bem como a criatividade dos novos docentes em defender essa termologia para explicar a sua aula expositiva ao se referir a um tempo passado em co-reação com o presente. Esta é uma pratica as quais são apresentadas diversas perspectivas para se falar sobre a contemporaneidade, pois são muitos os fatores que determinam a época contemporânea e que não está distante do contexto sociocultural em que foi gerado, por consequência da história contemporânea por conta da tradição francesa.
 
Rousso, (1998) em seu texto, nada sugestiona sobre a contemporaneidade, mas estabelece questionamentos que nos leva a refletir sobre como devemos utilizar a contemporaneidade em nossas aulas para falar sobre uma referida época, desde quando também vivemos na contemporaneidade. O autor contribui com seus questionamentos no que diz respeito a necessidade do docente em ser comprometido socialmente e historicamente com a postura contemporânea, tendo autonomia e libertando-se do limite até então definido por uma contemporaneidade para explicar uma época em que fatos aconteceram e que refletem no presente.
 
A distância entre os tempos contemporâneos e o sistema educacional da atua contemporaneidade coloca os novos docentes a margem de questionamentos que os envolvem unicamente no contesto escolar, pois a comunidade que o cerca no cotidiano do dia a dia não utiliza esse termo nem com frequência e nem com naturalidade. A contemporaneidade só é utilizada entre os docentes e quando necessário em sala de aula para explicar uma referida época. A comunidade em geral não está preocupada com a contemporaneidade e nem se ela é referente ao passado ou ao presente.
Desconstruir uma termologia contemporânea é abandonar uma tradição
ultrapassada que pertence a tradição francesa, é levar os novos docentes a pensar, refletir e criar novas situações para trazer a contemporaneidade para a atualidade. É obrigar ao professor a compreender e entender o que os discentes estão querendo dizer quando escrevem a palavra contemporânea em seus textos, antes mesmo de pontuar, avaliar, esse docente precisa refletir.
Nesse contexto histórico e contemporâneo, vale ressaltar que para falar sobre a contemporaneidade não se faz, mas necessário, utilizar a referência do passado e sim explicar para seus discentes em qual época contemporânea a aula está acontecendo, tendo em vista que tanto os novos professores quanto os alunos estão interagindo com muita freqüência com o universo globalizado e contemporâneo, não sendo possível limitar tal termologia.
 
CONCLUSÃO
A contemporaneidade apresentada no texto por Rousso, (1998) foi inicialmente apresentada por questionamentos para que fosse possível estabelecer conexões entre a contemporaneidade do passado e do presente, no que diz respeito a como utilizar esse termo para falar de história, ou melhor de uma época histórica. Partindo assim da compreensão de que as relações sociais, políticas e culturais estão em constantes modificações contemporâneas.
 
REFERÊNCIA
Fonte: ROUSSO, Henry.La hantisse du passé. Paris: Éditions Textuel, 1998, p. 50,
57-8 e 63.
 

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Meu nome é Luciana Lemos dos Santos, seja bem vindo ao meu Blog, neste espaço vou compartilhar com vocês as aprendizagens e experiências vividas ao longo dos meus estudos. Sou Pedagoga pela FTC e UFBA; Historiadora pela UNOPAR; Pós-Graduação para Especialização em Docência na Educação Infantil pela UFBA/cursando (2014/2016) Kiss.