sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

ATIVIDADE TEÓRICO PRÁTICA: MATEMÁTICA


Atividade solicitada como avaliação parcial
da disciplina Fundamentos e Didática da
Matemática I pela Faculdade de Tecnologia
e Ciências – FTC.



ETAPA 01:
 
Na sociedade contemporânea, ainda que diante das mais variadas
tecnologias, é possível constatar que é crescente a dificuldade de
aprendizagem no âmbito escolar. Tal empecilho é diagnosticado nos mais
variados momentos escolares do aluno, podendo acometer qualquer disciplina.
Diversos fatores são apontados como causadores deste problema que
atinge grande parte da população estudantil, fatores, estes, que vão desde a
indisciplina até a falta de conhecimento prévio. Contudo, é fato de que a melhor
forma de sanar esta adversidade está em tornar o ato de estudar numa prática
atraente, que seja capaz de interagir com o cotidiano de cada aluno.
Através de uma prática pedagógica que aproxima a realidade de cada
indivíduo ao momento de estudar, é possível apaziguar diversas dificuldades
do universo escolar, permitindo um maior comprometimento com a atividade
proposta, interação com os colegas e o professor no momento da atividade e
facilitando a detecção, pelo docente, das dificuldades apresentadas pelos
alunos.
Para novas adversidades e dificuldades de aprendizagem surge um
novo modelo de docente, que faz uso de um método eficiente, trabalhando
simultaneamente as disciplinas de uma forma que o aluno compreenda. A fim
de obter sucesso, deve-se observar com qual disciplina o aluno tem afinidade
e, através desta, inserir o conteúdo com que ele pouco se identifica ou
apresenta dificuldade em compreender. Além de frisar a disciplina, antes,
deficiente, reforça o interesse na matéria em que o aluno já é desenvolto.
Por tanto, a conduta do professor, quando desenvolve o cálculo oral
está correta, pois estimula o aluno de duas formas: na primeira, demonstra que
ele tem conhecimento matemático superior que a maioria dos alunos, pois
consegue fazer cálculos sem a necessidade de papel e na segunda forma,
alerta para a necessidade do reforço em leitura; como quase todas as
disciplinas dependem da leitura de conteúdos, o aluno precisa dessa
ferramenta como base para se desenvolver.
É preciso ter como precedente que uma boa leitura é importante para
todas as disciplinas, não apenas língua portuguesa. Uma boa oralidade, além
de fazê-lo ser bem entendido, tanto no papel quanto verbalmente, possibilita o
seu melhor entendimento nas mais diversas disciplinas.
A dificuldade de ler inibe a criança perante os colegas, além de
desestimulá-lo a estudar. Realizar trabalhos orais, quando há dificuldade de
compreensão do conteúdo oferecido, é uma prática eficiente, mas deve ser
utilizada como um paliativo. Deve-se identificar onde reside a real dificuldade
do aluno e procurar saná-la, afim de que tal problema não perdure durante toda
a vida escolar do aluno.
Por conseguinte, tal reforma chegaria, também, ao método de
avaliação, fazendo com que as atividades e provas trouxessem conteúdos
interdisciplinares, além de estatísticas e fatos cotidianos. Assim, através de
uma matéria, o aluno estaria ciente de outros diversos assuntos que fazem
parte do seu universo, mas que não era devidamente explorado anteriormente.
A interdisciplinaridade surge como uma roupagem nova, um meio de
despertar interesse pelos estudos, porém, de uma forma nova e atraente. Esta
cabe como uma estimulante história em quadrinhos, para o aluno que não tem
entrosamento com interpretação de texto ou cálculos numa aula de história ou,
mesmo, numa receita culinária, que, embora pareça ser um instrumento banal,
permite desenvolver ao mesmo tempo a capacidade de interpretação e
também habilidades matemáticas, quando o aluno é solicitado a reduzir ou
aumentar a quantidade de ingredientes para dimensioná-la à quantidade
correta de consumidores.
Para tanto, cabe ao docente abandonar os velhos cálculos soltos e
inserir um pouco de aventura e encantamento, que façam a imaginação da
criança voar e permitir que a matemática ou a língua portuguesa se tornem
parte de um mundo além das fronteiras da sala de aula.

ETAPA 02:


  O papel da escola na atual conjectura aumentou significantemente a
sua responsabilidade enquanto incorporadora de valores. O que antes
funcionava como um mero transmissor de conteúdos didático, hoje vai além
destes limites, transmitindo valores essenciais para a formação do ser humano
e interagindo com práticas que fazem parte do cotidiano.
Baseando-se nestes princípios, a atividade escolhida consiste no
conhecimento de valores mercadológicos.
Com o auxílio da professora, será escolhida uma receita culinária.
Posteriormente será realizado um orçamento, estipulando quanto será gasto
para elaborar a receita além do custo com as cópias dos panfletos publicitários.
O valor a ser gasto na elaboração deverá ser dividido por todos os coleguinhas.
Os alunos confeccionarão, com auxílio da professora, panfletos
publicitários que objetivam comunicar aos colegas de outras turmas que em
determinada data haverá venda de lanche. Neste momento, será interessante
calcular o valor a ser cobrado por peça vendida, de forma que não haja
prejuízo para a turma organizadora e nem seja caro demais para os colegas
que irão consumir. Na confecção do panfleto, é importante criar um texto curto,
porém atrativo.
Na data marcada, a professora cuidará dos preparativos do lanche.
Após a realização do evento, juntos, alunos e mestra, realizarão a
contabilidade para descobrir de quanto foi o lucro obtido. O valor será dividido
entre os coleguinhas.

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Meu nome é Luciana Lemos dos Santos, seja bem vindo ao meu Blog, neste espaço vou compartilhar com vocês as aprendizagens e experiências vividas ao longo dos meus estudos. Sou Pedagoga pela FTC e UFBA; Historiadora pela UNOPAR; Pós-Graduação para Especialização em Docência na Educação Infantil pela UFBA/cursando (2014/2016) Kiss.