sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

ANÁLISE TEXTUAL: INTRODUÇÃO À FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO


FTC - FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
LUCIANA LEMOS DOS SANTOS

Análise Textual solicitada como avaliação parcial da disciplina Fundamentos histórico-filosóficos da Educação, ministrada pela orientadora Pablo Gonzalez, pela Faculdade de Tecnologia e Ciências.




Desde quando se tem a filosofia como reflexão, é possível afirmar que filosofar é preciso. Contudo, é notória a percepção de que, mesmo se tratando de uma prática passível de interação com toda e qualquer ciência, tem as suas divergências com a pedagogia. Esta conta com o desafio de vivenciar o cotidiano, contrariando a própria filosofia, se fazendo presente em ações e desenvolvendo um elo entre a educação e o mundo em que o aluno está inserido.
Como estudar o desenvolvimento da humanidade se só observamos o hoje e o nosso? Porque o estudo da filosofia é tão importante para a educação? O contexto escolar requer reformas à mesma velocidade em que o mundo transmuta, justamente para que o sistema de ensino não se afunde ainda mais na monotonia do padrão e afaste do seu público-alvo. Além de uma necessidade, a escola/educação precisa ser evidenciada como fonte de conhecimento prazerosa e válida ou invés de uma doutrina.
A sociedade brasileira é um grande exemplo da dificuldade de acesso à escola, seja através de sua divisão social (ensino privado e público) ou por conta dos diversos problemas que afligem a população e os fazem abandonar os estudos a fim de serem colaboradores no sustento das suas famílias. Entretanto, a dificuldade de acesso à educação não está presente apenas no ensino fundamental e médio.
 Infelizmente, as universidades públicas, detentoras do melhor padrão educacional, acolhem, em sua maioria, alunos oriundos das escolas particulares. Em resumo, da parte do proletariado que consegue concluir o ensino médio, menos de 30% consegue ingressar numa universidade pública. A partir deste ponto de vista desperta-se a curiosidade sobre quando não mais haverão as divisões de classes. Contudo, é fácil constatar que os ideais socialistas não passam de uma utopia.
O que faz da pedagogia um caráter mais complexo para filosofia são as suas vertentes, dentro do que deve ser passado ao educando e a forma como cada uma dessas interage com o cotidiano. Este exemplo pode ser bem ilustrado com o estudo da história. A necessidade de registrar a história aconteceu de formas diferenciadas devido a épocas e culturas, contudo, ao estudar a história da humanidade, devemos atentar ao simples detalhe de quem escreve e sobre quem é escrita a história. É óbvio que ao relatar um fato, aquele que o descreve irá passar as suas opiniões, o seu ponto vista e, por conseguinte, os fatos que este achar que há alguma relevância.
Entretanto, para contar a história faz-se necessária a atenção para valores como o consenso, pois o estudo da História gera cidadãos mais conscientes e politizados, além de capazes de atuar com mais lucidez na sociedade. Porém, na atualidade o que, realmente, vale a pena dedicar maiores esforços é como este ensinamento está sendo passado e, também, recebido.
Diante de conhecimentos desta grandeza, é válido ressaltar quão necessário é o entendimento da história da humanidade para a formação de um novo capítulo desta.

REFERÊNCIAS

ARANHA, Maria Lucia de Arruda. História da Educação. São Paulo: Moderna, 1989, p. 5-15.

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Meu nome é Luciana Lemos dos Santos, seja bem vindo ao meu Blog, neste espaço vou compartilhar com vocês as aprendizagens e experiências vividas ao longo dos meus estudos. Sou Pedagoga pela FTC e UFBA; Historiadora pela UNOPAR; Pós-Graduação para Especialização em Docência na Educação Infantil pela UFBA/cursando (2014/2016) Kiss.