sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

MUSICALIZAÇÃO: PLANO DE AULA MENSAL

FTC - FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
LUCIANA LEMOS DOS SANTOS
Salvador, 2011
 
 
O plano de aula mensal foi solicitado como avaliação parcial da
disciplina Musicalização do 4º período, curso de Licenciatura em Pedagogia
ministrada pela Professora de vídeo streaming Maria Aparecida Amorim  
e entregue a Professora Tatiana pela
Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC.



PLANO DE AULA MENSAL


Tema: A Música e a Arte.

Faixa etária: 3 a 7 anos.

Justificativa: No improviso com a aula musical as crianças conseguem decodificar melodia e ritmos com mais rapidez do que palavras, números ou imagens o talento musical é um dos primeiros dons que pode surgir no indivíduo, sendo assim o plano de aula mensal de musicalização pode levar atividades lúdicas para sala de aula e ao mesmo tempo esclarecer sua relação com outras formas do intelecto humano, as crianças quando gostam de música ouvem e aprendem facilmente canções, ritmos e fazem mímicas enquanto cantam, quando vão crescendo surgem em seus pensamentos outros ritmos e melodias, com as aulas de teor musical a Professora pode observar a coordenação motora, o comportamento, habilidades, interação das crianças na sala de aula.  

Objetivos:
    - Ouvir o som musical e sua melodia.
    - Saber de onde está tocando a música.
    - Compreender a importância do brincar e gesticular.
    - Aprender a arte com a música.
    - Cantar.
    - Construir atividade artesanal.
    - Expor em um mural na escola os trabalhos.

Conteúdos:
   - Criatividade e movimento com o corpo.
   - Construção de atividades artesanais.
   - Ouvir a música, cantar e desenhar.

Tempo estimado:
    - Sete aulas distribuídas no período de trinta dias.

Material necessário:
    - CD musical.
    - Aparelho de som para CD.
    - Tinta guache diversas cores.
    - 01 tubo de cola branca.
    - 01 pincel.
    - Lápis de cor.
    - 06 folhas de papel ofício, para cada aluno.
    - 03 folhas de papel para confecção do mural.
    - 01 camisa velha.

Música escolhida: Aquarela (Toquinho)


Numa folha qualquer
Eu desenho um sol amarelo
E com cinco ou seis retas
É fácil fazer um castelo... (01)

Corro o lápis em torno
Da
mão e me dou uma luva
E se faço chover
Com dois riscos
Tenho um guarda-chuva...(02)

Se um pinguinho de tinta
Cai num pedacinho
Azul do papel
Num instante imagino
Uma linda gaivota
A voar no céu...(03)

Vai voando
Contornando a imensa
Curva Norte e Sul
Vou com ela
Viajando Havaí
Pequim ou Istambul
Pinto um barco a vela
Brando navegando
É tanto céu e mar
Num verde azul...(04)

Entre as nuvens
Vem surgindo um lindo
Avião rosa e grená
Tudo em volta colorindo
Com suas luzes a piscar...(05)

Basta imaginar e ele está
Partindo, sereno e lindo
Se a gente quiser
Ele vai pousar...(06)

Numa folha qualquer
Eu desenho um navio
De partida
Com alguns bons amigos
Bebendo de bem com a vida...(07)

De uma América a outra
Eu consigo passar num segundo
Giro um simples compasso
E num círculo eu faço o mundo...(08)

Um menino caminha
E caminhando chega no muro
E ali logo
em frente
A
esperar pela gente
O futuro está...(09)

E o futuro é uma astronave
Que tentamos pilotar
Não tem tempo, nem piedade
Nem tem hora de chegar
Sem pedir licença
Muda a nossa vida
E depois convida
A rir ou chorar...(10)
Nessa estrada não nos cabe
Conhecer ou ver o que virá
O fim dela ninguém sabe
Bem ao certo onde vai dar
Vamos todos
Numa linda passarela
De uma aquarela
Que um dia enfim
Descolorirá...(11)

Numa folha qualquer
Eu desenho um sol amarelo
(Que descolorirá!)
E com cinco ou seis retas
É fácil fazer um castelo
(Que descolorirá!)
Giro um simples compasso
Num círculo eu faço
O mundo
(Que descolorirá!)...(12)



COMUNICADO AOS PAIS: Solicitar aos pais que mandem para escola durante o mês que será realizado a atividade, uma camisa velha para que as crianças possam realizar um trabalho com tinta e não sujar a farda escolar.

1ª Aula: Em roda, cantar para as crianças as três primeiras estrofes da música Aquarela:

Numa folha qualquer
Eu desenho um sol amarelo
E com cinco ou seis retas
É fácil fazer um castelo...

Corro o lápis em torno
Da
mão e me dou uma luva
E se faço chover
Com dois riscos
Tenho um guarda-chuva...

Se um pinguinho de tinta
Cai num pedacinho
Azul do papel
Num instante imagino
Uma linda gaivota
A voar no céu...

Quando as crianças estiverem familiarizadas com a três estrofes, solicitar que elas façam um desenho com o que a música está propondo e na hora de pintar solicitar que as crianças vistam a camisa que trouxe de casa. Colocar o nome das crianças no desenho.



2ª Aula: Em roda, perguntar quem lembra da música ensinada na aula anterior e cantar, depois ensinar mais uma estrofe da música Aquarela:


Vai voando
Contornando a imensa
Curva Norte e Sul
Vou com ela
Viajando Havaí
Pequim ou Istambul
Pinto um barco a vela
Brando navegando
É tanto céu e mar
Num verde azul...


Solicitar aos alunos que façam um outro desenho com o que a música está propondo e pedir para vestirem a camiseta para começar a pintar o desenho. Colocar o nome do aluno no desenho.

3ª Aula: Em roda, cantar com as crianças a música até a aula passada e ensinar mais duas estrofes:


Entre as nuvens
Vem surgindo um lindo
Avião rosa e grená
Tudo em volta colorindo
Com suas luzes a piscar...

Basta imaginar e ele está
Partindo, sereno e lindo
Se a gente quiser
Ele vai pousar...



Perguntar aos alunos se eles estão se divertindo com a brincadeira e pedir para que eles continuem desenhando o que a estrofe da aula de hoje está solicitando. Colocar o nome do aluno no desenho.

4ª Aula: Em roda, iniciar a aula cantando a música e observando as crianças, cantar até a estrofe da aula anterior. Ensinar mais duas estrofes da música Aquarela:
Numa folha qualquer
Eu desenho um navio
De partida
Com alguns bons amigos
Bebendo de bem com a vida...

De uma América a outra
Eu consigo passar num segundo
Giro um simples compasso
E num círculo eu faço o mundo...

Nesta aula a Professora deve perguntar as crianças de qual bebida elas gostam mais: refrigerante, suco e solicitar que desenhem o que a música está pedindo e incluam a bebida preferida que vistam a camiseta para não sujar a farda de tinta. Colocar o nome do aluno no desenho.

5ª Aula: Em roda, começar a cantar com as crianças e observar o desenvolvimento delas ao brincar.  Cantar até a estrofe da aula passada e ensinar mais duas estrofes da música Aquarela:
Um menino caminha
E caminhando chega no muro
E ali logo
em frente
A
esperar pela gente
O futuro está...

E o futuro é uma astronave
Que tentamos pilotar
Não tem tempo, nem piedade
Nem tem hora de chegar
Sem pedir licença
Muda a nossa vida
E depois convida
A rir ou chorar...

Solicitar aos alunos que façam um desenho com o que a música está solicitando e pedir para que elas vistam a camisa para pintar. Colocar o nome do aluno no desenho.

6ª Aula: Em roda, iniciar a aula com a música cantando até a aula passada e avisar que hoje é o ultimo dia da atividade. Ensinar mais uma estrofe da música Aquarela:
Nessa estrada não nos cabe
Conhecer ou ver o que virá

O fim dela ninguém sabe
Bem ao certo onde vai dar
Vamos todos
Numa linda passarela
De uma aquarela
Que um dia enfim
Descolorirá...

Solicitar que as crianças façam o último desenho, que vistam a camiseta para não sujar a farda de tinta e que façam o último desenho do plano de aula do dia. Depois do desenho pronto, sentar em roda e finalizar a aula com a última estrofe da música Aquarela:
Numa folha qualquer
Eu desenho um sol amarelo
(Que descolorirá!)
E com cinco ou seis retas
É fácil fazer um castelo
(Que descolorirá!)
Giro um simples compasso
Num círculo eu faço
O mundo
(Que descolorirá!)...

Comunicar aos alunos que na próxima aula com todos os trabalhos já seco, que será iniciado a confecção do mural com os desenhos que eles pintaram.

7ª Aula: Em roda, começar a montar o mural com os alunos, depois colocar o CD  e começar a cantar, solicitando que os alunos que comecem a fazer gestos com as mãos, demonstrando os brinquedos que a música apresenta. Colar o mural na parede da escola.


 
Referências Bibliográficas

 
SITES:

www.homemdemello.com.br
www.profissionalizando.org
www.arcobrasil.org.br
www.rededuc.com

LINKS:
 
http://www.homemdemello.com.br/psicologia/intelmult.html

http://letras.terra.com.br/toquinho/49095/
homolog.novaescola.abril.com.br/educacao-infantil/.../lst_4-a-6-anos.shtml?plano...
revistaescola.abril.com.br/planos-de-aula/.../cm_linguagem-musical_linguagem-musical.shtml
 
BLOGS:

educadoresdesucesso.blogspot.com/.../planos-de-aula-educ-infantil.html -
meustrabalhospedagogicos.blogspot.com/.../plano-de-aula-educao-fsica-e-matemtica.html
crecheescolamaremar.blog.terra.com.br/.../planejamento-bercario/



Um comentário:

Meu nome é Luciana Lemos dos Santos, seja bem vindo ao meu Blog, neste espaço vou compartilhar com vocês as aprendizagens e experiências vividas ao longo dos meus estudos. Sou Pedagoga pela FTC e UFBA; Historiadora pela UNOPAR; Pós-Graduação para Especialização em Docência na Educação Infantil pela UFBA/cursando (2014/2016) Kiss.