sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

QUESTÕES PARA ENTREVISTA

PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA IV - PPPIV

As questões foram solicitadas como avaliação parcial da pesquisa e prática pedagógica lV tendo como objetivo central a reflexão acerca da práxis educativa, enfatizando a inclusão dos temas de realidade sócio-educacional no currículo escolar. Este trabalho foi realizado em paralelo as disciplina do 4º período do curso de Licenciatura em Pedagogia ministrada pela Professora de vídeo streaming Tatiana Nova Doria  e entregue a Professora Tatiana pela Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC.

01)  Você inclui, em seu planejamento, histórias que envolvem personagens afro-brasileiras? De que forma são trabalhadas? 

R – Sim, costumo trabalhar com contos e a literatura infantil afro-brasileira. Geralmente, utilizo-os os seguintes livros: 01) menina bonita do laço de fita – onde abordo questões da valorização e aceitação pessoal; 02) as tranças de bintou – que abordo questões sobre a estética e a importância da infância; 03) xangô, o trovão – que são contos que abordam numa perspectiva “religiosa” africana questões sobre a criança do mundo; 04) tanto, tanto – que aborda as relações familiares e seus vínculos afetivos. Todos estes assuntos são trabalhados e desenvolvidos através de projetos, além dos planejamentos de aula que desenvolvo de acordo com o conteúdo, de forma interdisciplinar.

02)   Cite alguns títulos destas histórias. Informe os seus autores.

R -  01 – O cabelo de lelê – Valeria Belém.
       02 – Menina bonita do laço de fita – Ana Maria Machado.
       03 – As tranças de bintou – Sylviane A. Diouf.
       04 – Xangô, o trovão – Reginaldo Prandi.
       05 – Aguemom – Carolina Cunha.


03)   Cite algumas características de personagens afro-brasileiras presentes nas histórias já utilizadas em sua prática.

R – 01) Em menina bonita do laço de fita: Relata a história de um coelho branco que fazia de tudo para ter a cor da personagem, e ao final percebia que ele nunca poderia mudar, pois era parecido com seus pais e ancestrais.
        02) As tranças de bintou: Relata a história de uma menina que queria usar tranças iguais as da irmã, mais a mãe não deixava porque dizia que criança tinha que brincar e não se preocupava com os cabelos, etc.
        03) Tanto, tanto: Conta a história de um bebê que era amado por todos da família, além da família incentiva-lo a ser alegre, carinhoso, feliz.


04)  No desfecho da maioria destas histórias, em geral, qual o destino dessas personagens?

R -  As histórias encerram-se sempre tentando passar uma mensagem positiva, algum valor moral. Ao final percebo que os personagens são valorizados pelo que se apresentam.


05)  Comparando com outras personagens da história, como você avalia o desfecho das personagens afro-brasileiras?

R – Todos os personagens são valorizados e não existe nestas historias personagens de tom de pele diferentes, são negros, com roupas muito coloridas, alegres, com penteados africanos, etc. Todos se apresentam de forma igualitária.


REFERÊNCIA DA VISITA

Escola: Centro Municipal de Educação Infantil Almir Oliveira
Professora: Mirtes Machado.
Alunos de: zero a 04 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu nome é Luciana Lemos dos Santos, seja bem vindo ao meu Blog, neste espaço vou compartilhar com vocês as aprendizagens e experiências vividas ao longo dos meus estudos. Sou Pedagoga pela FTC e UFBA; Historiadora pela UNOPAR; Pós-Graduação para Especialização em Docência na Educação Infantil pela UFBA/cursando (2014/2016) Kiss.