sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

MINIPROJETO DE LEITURA

Trabalho apresentado a disciplina de Fundamentos e Didática da Alfabetização 1 como pré-requisito para o curso de  Licenciatura em Pedagogia e entregue a Tutora Professora Alena Tatiana, pela Faculdade FTC.


Miniprojeto de leitura com a música:
Aquarela, de Toquinho

Numa folha qualquer
Eu desenho um sol amarelo
E com cinco ou seis retas
É fácil fazer um castelo...
Corro o lápis em torno
Da mão e me dou uma luva
E se faço chover
Com dois riscos
Tenho um guarda-chuva...
Se um pinguinho de tinta
Cai num pedacinho
Azul do papel
Num instante imagino
Uma linda gaivota
A voar no céu...
Vai voando
Contornando a imensa
Curva Norte e Sul
Vou com ela
Viajando Havaí
Pequim ou Istambul
Pinto um barco a vela
Brando navegando
É tanto céu e mar
Num beijo azul...
Entre as nuvens
Vem surgindo um lindo
Avião rosa e grená
Tudo em volta colorindo
Com suas luzes a piscar...
Basta imaginar e ele está
Partindo, sereno e lindo
Se a gente quiser
Ele vai pousar...
Numa folha qualquer
Eu desenho um navio
De partida
Com alguns bons amigos
Bebendo de bem com a vida...
De uma América a outra
Eu consigo passar num segundo
Giro um simples compasso
E num círculo eu faço o mundo...
Um menino caminha
E caminhando chega no muro
E ali logo em frente
A esperar pela gente
O futuro está...
E o futuro é uma astronave
Que tentamos pilotar
Não tem tempo, nem piedade
Nem tem hora de chegar
Sem pedir licença
Muda a nossa vida
E depois convida
A rir ou chorar...
Nessa estrada não nos cabe
Conhecer ou ver o que virá
O fim dela ninguém sabe
Bem ao certo onde vai dar
Vamos todos
Numa linda passarela
De uma aquarela
Que um dia enfim
Descolorirá...
Numa folha qualquer
Eu desenho um sol amarelo
(Que descolorirá!)
E com cinco ou seis retas
É fácil fazer um castelo
(Que descolorirá!)
Giro um simples compasso
Num círculo eu faço
O mundo
(Que descolorirá!)



MINIPROJETO: LEITURA ATRAVÉS DA MÚSICA


Título – Leitura através da música.


Público Alvo – Crianças que estão desenvolvendo a leitura e a escrita.


Objetivo – Conscientizar sobre a importância da leitura e da escrita através da música.


Justificativa – Melhorar a qualidade da leitura para o desenvolvimento da escrita.


Metodologias / atividades - para uma semana de aula.


1º DIA: Fazer a leitura de toda música com a intenção de destacar as palavras desconhecidas formando um glossário.

2º DIA: Fazer um desenho que represente todos os elementos da música.


3º DIA: Identificar os elementos que mais gostou e o que menos gostou na música.


4º DIA: Criar um cartaz com os desenhos feitos através da música.


5º DIA: Identificar palavras que começam com as letras do alfabeto.


6º DIA: Juntar todas as palavras e formar uma lista de palavras.


7º DIA: Ouvir e cantar a música.


Recursos – Letra da música, CD, Lápis de cor, Papel-metro, papel ofício, caneta, caderno, dicionário, etc.

Avaliação – A avaliação é processual, tendo na culminância de cada etapa do projeto, a verificação da aprendizagem através do método quantitativo.

Grupo Responsável – Luciana Lemos dos Santos e Natalice Maria Ferreira.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem Vindo ao meu Blog, neste espaço vou compartilhar com vocês as aprendizagens e experiências vividas ao longo deste ano. Kiss.