sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

PROJETO DE APRENDIZAGEM

Projeto de Aprendizagem:
 Presença dos Conhecimentos sobre Natureza e Sociedade na Educação Infantil: Idéias e Praticas Correntes.

Este projeto de aprendizagem foi solicitado como avaliação parcial da disciplina Estudo da Sociedade na Educação Infantil do 4º período, curso de Licenciatura em Pedagogia ministrada pela Professora de vídeo streaming Tatiana Nova Doria  e entregue a Professora Tatiana pela Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC.



PROJETO DE APRENDIZAGEM


Tema: Reciclagem com papel.

Faixa etária: 0 a 3 anos.
Justificativa: Reciclar papel é uma forma moderna de diminuir os problemas ambientais causados pelo processo industrial de fabricação, além de reduzir o desperdício. Essa é uma nova postura da sociedade, preocupada em reaproveitar materiais já utilizados. Sendo desta maneira de fundamental importância a colocação deste projeto em prática.

Objetivos:
    - Saber como é feito o papel.
    - Saber de onde vem o papel.
    - Compreender a importância de não jogar papel no chão.
    - Aprender a reciclar papel.


Conteúdos:
   - Criatividade e a construção de peças artesanais.
   - Observação de fotos e construção de um mural.


Tempo estimado:
    - Seis atividades de trinta minutos cada.


Material necessário:
    - Jornal e revista velha.
    - 01 recipiente plástico.
    - 01 bandeja.
    - 01 tubo de cola branca.
    - 01 forminha de empada.
    - 01 recipiente com água.
    - Tinta guache: amarela, marrom e branca.
    - 01 pincel.
    - 01 pacote de embalagem para empadas.
    - Lápis de cor.
    - 01 peneira.
    - 01 folha de papel para confecção do mural.

Primeiro Solicitar: Em roda, contar para as crianças que na próxima aula elas vão fazer um trabalho artesanal, mais que para isto acontecer elas devem pedir a seus pais jornal e revista velha para levar para a escola.
1ª Atividade: Em roda, contar para as crianças que de uma planta é feito o papel que elas utilizam  para pintar e escrever. E que esta planta se chama  celulose e mostrar uma foto da árvore e suas partes. Entregar a cada criança um desenho da árvore para que elas possam pintar e colar pedaço de papel.
2ª Atividade: Em roda, espalhar o jornal e revista velha e ensinar as crianças a rasgar com a mão o papel em pedaços bem pequenos e colocar em um recipiente com água. Ir explicando o porquê não devemos jogar papel no chão, a medida que forem rasgando o papel  a professora deve selecionar imagens onde mostra o lixo nas ruas, as enchentes e ir recortando para construir um mural.
3ª Atividade: Em roda, explicar as crianças que para confeccionar  os produtos artesanais o papel deve ser liquidificado e depois escorrer com uma peneira e com um aparelho de liquidificador apropriado para artesanato ir com as crianças até uma área para que elas possam ver a professora passando o papel no liquidificador para depois escorrer na peneira. A Professora deve nesta etapa começar a perguntar as crianças o que é possível confeccionar com o papel na atual condição.
4ª Atividade: Em roda, combinar com as crianças que elas farão empadinha de brinquedo com o papel liquidificado. Reunir o recipiente, o papel e a cola e pedir para elas utilizarem as mãos para misturar bem o papel. Pegar a bandeja e a forminha de empadinha e mostrar como fazer. Ir arrumando na bandeja as empadinhas e explicando para elas que as empadinhas devem secar para depois ser trabalhada com a tinta.
5ª Atividade: Em roda, mostrar as empadinhas prontas para ser trabalhada com tinta. Pegar o pincel, misturar as tintas e começar a pintar as empadinhas colocando-as para secar.
6ª Atividade: Em roda, pegar as forminhas de papel e arrumar as empadinhas e colocar na bandeja. Em seguida pegar a folha de papel colar as figuras recortadas e confeccionar o mural e expor as pinturas da árvore celulose e o mural em exposição e colocar o nome das crianças.


         Tendo em vista o questionamento sugestionado pela Faculdade: Como sistematizar um projeto de aprendizagem, focado no eixo de estudo da sociedade na Educação Infantil, que vise o desenvolvimento de atividades prazerosas e contextualizadas para os pequenos?  È possível compreender que o texto: Presença dos Conhecimentos sobre Natureza e Sociedade na Educação Infantil: Idéias e Praticas Correntes nos ensina referente às ciências humanas e naturais, tendo estas um grande fator predominante a nossa volta, que é o ambiente e seus elementos naturais onde a criança cresce vendo e brincando, mais no âmbito escolar é de fundamental importância conscientizar as crianças de maneira lúdica.
         Fazer uma relação entre o que se ensina as crianças e o que elas conseguem aprender é um trabalho que pode ser observado no decorrer do ano letivo com a construção lúdica das atividades referente as datas comemorativas. O educador consegue transmitir melhor a importância do dia do índio, da primavera, da páscoa, do natal etc, para crianças de 0 a 03 anos quando este envolve a criança na construção de etapas, tais como: pinturas, vestimentas etc, pois este cenário festivo é melhor para que a criança possa compreender e assimilar participando.
         Para que o educador possa falar de Geografia e História para crianças pequenas é de fundamental importância que ele utilize projetos lúdicos pedagógicos, como por exemplo, a reciclagem de matéria prima para conservação do ambiente e sua história. O texto aborda com muita clareza a utilização dessas práticas em sala de aula para compreensão da vida em sociedade levando esta criança a construir gradativamente conhecimento diversificado sobre o meio social e natural sendo introduzido desta maneira nas outras disciplinas na continuidade dos seus estudos. A globalização colaborou e muito para o desenvolvimento das atividades prazerosas e contextualizadas para os alunos das series iniciais, pois seus familiares,  através da internet consegue ajudar os professores apenas com um “clicar” nas pesquisas de época e conseguio também inserir crianças deficientes. É através desta iniciação lúdica que a identidade cultural não é perdida e perdura até os dias de hoje, nenhum adulto consegue esquecer as importantes datas comemorativas por causa deste trabalho de base realizado nas series iniciais pelos seus educadores com responsabilidade na época da iniciação escolar.

Justificativa: Em razão do questionamento sugestionado pela Faculdade do caso para ensino da professora Gisele que trabalha com o grupo 04 da educação infantil é possível compreender que o texto: Presença dos Conhecimentos sobre Natureza e Sociedade na Educação Infantil: Idéias e Praticas Correntes nos ensina referente às ciências humanas e naturais, tendo estas um grande fator predominante a nossa volta, que é o ambiente e seus elementos naturais onde a criança cresce vendo e brincando, mais no âmbito escolar é de fundamental importância conscientizar as crianças de maneira lúdica. Fazer uma relação entre o que é ensinado a criança e o que elas conseguem aprender é um trabalho que pode ser observado no decorrer do ano letivo com a construção lúdica das atividades referente às datas comemorativas. O educador consegue transmitir melhor a importância do dia do índio, da primavera, da páscoa, do natal etc, para crianças de 0 a 03 anos quando este envolve a criança na construção de etapas, tais como: pinturas, vestimentas etc, pois este cenário festivo é melhor para que a criança possa compreender e assimilar participando.
         Para que o educador possa falar de Geografia e História para crianças pequenas é de fundamental importância que ele utilize projetos lúdicos pedagógicos, como por exemplo, a reciclagem de matéria prima para conservação do ambiente e sua história. O texto aborda com muita clareza a utilização dessas práticas em sala de aula para compreensão da vida em sociedade levando esta criança a construir gradativamente conhecimento diversificado sobre o meio social e natural sendo introduzido desta maneira nas outras disciplinas na continuidade dos seus estudos. A globalização colaborou e muito para o desenvolvimento das atividades prazerosas e contextualizadas para os alunos das series iniciais, pois seus familiares, através da internet conseguem ajudar os professores apenas com um “clicar” nas pesquisas de época e conseguio também inserir crianças deficientes. É através desta iniciação lúdica que a identidade cultural não é perdida e perdura até os dias de hoje e nenhum adulto consegue esquecer as importantes datas comemorativas por causa deste trabalho de base realizado nas series iniciais pelos seus educadores com responsabilidade na época da iniciação escolar.


Referências Bibliográficas

Fonte do texto fornecido pela Faculdade: Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretária de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto. Secretária de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.: il.: volume 3: Conhecimento de mundo, pág. 165.


SITES:




LINKS:


projetospedagogicosdinamicos.com/artes_visuais.htm
portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/vol2d.pdf
portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/vol2d.pdf
the-manuals.com/projeto-pedagogico-na-educação-infantil-manual/

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Meu nome é Luciana Lemos dos Santos, seja bem vindo ao meu Blog, neste espaço vou compartilhar com vocês as aprendizagens e experiências vividas ao longo dos meus estudos. Sou Pedagoga pela FTC e UFBA; Historiadora pela UNOPAR; Pós-Graduação para Especialização em Docência na Educação Infantil pela UFBA/cursando (2014/2016) Kiss.