sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

FICHAMENTO

Presença dos Conhecimentos sobre Natureza e Sociedade na Educação Infantil: Idéias e Praticas Correntes.


Fichamento foi solicitado como avaliação parcial da disciplina Estudo da Sociedade na Educação Infantil do 4º período, curso de Licenciatura em Pedagogia ministrada pela Professora de vídeo streaming Tatiana Nova Doria  e entregue a Professora Tatiana pela Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC.



FICHAMENTO


O Conhecimento Presente na Natureza e Sociedade.


O Professor e a construção
do projeto aprendizagem

Presença dos Conhecimentos sobre Natureza e Sociedade na Educação Infantil: Idéias e Praticas Correntes.


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A


Fonte do texto fornecido pela Faculdade: Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretária de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto. Secretária de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.: il.: volume 3: Conhecimento de mundo, pág. 165.

O texto aborda assuntos pertinentes às áreas das Ciências Humanas e Naturais, tendo este um grande fator predominante a nossa volta, que é o ambiente e seus elementos naturais onde a criança cresce vendo e brincando; mais no âmbito escolar é de fundamental importância conscientizar as crianças de maneira lúdica preparando a criança para os anos posteriores da sua escolaridade. Focalizando especialmente a idéia da construção de um projeto aprendizagem.




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O Conhecimento Presente na Natureza e Sociedade.


O Professor e a construção
do projeto aprendizagem

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B


  
Determinados conteúdos pertinentes às áreas das Ciências Humanas e naturais sempre estiveram presentes na composição dos currículos e programas de educação infantil.






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O Conhecimento Presente na Natureza e Sociedade.


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do projeto aprendizagem

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C


         Na maioria das instituições, esses conteúdos estão relacionados à preparação das crianças para os anos posteriores da sua escolaridade, como no caso do trabalho voltado para o desenvolvimento motor e de hábitos e atitudes, no qual é fundamental a aquisição de procedimentos como copiar, repetir e colorir produções prévias (desenhos, exercícios etc.).






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D


        
Algumas práticas valorizam atividades com festas do calendário nacional: o Dia do Soldado, o Dia das Mães, o Dia do Índio, o Dia da Primavera, a Páscoa etc.






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E


Outra proposta comum nas instituições de educação infantil são as atividades voltadas para o desenvolvimento da noção de tempo e espaço.






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F


         Em algumas práticas, tem sido priorizado o trabalho que parte da idéia de que a criança só tem condições de pensar sobre aquilo que está mais próximo a ela e, portanto, que seja materialmente acessível, é necessário graduar os conteúdos de acordo com a complexidade que apresentam.






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G


Propostas e práticas escolares diversas que partem fundamentalmente da idéia de que falar da diversidade cultural, social, geográfica e histórica significa ir atém da capacidade de compreensão das crianças tem predominado na educação infantil.





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H


         No trabalho com os conteúdos referentes às Ciências Naturais, por sua vez, algumas instituições limitam-se à transmissão de certas noções relacionadas aos seres vivos e ao corpo humano. Desconsiderando o conhecimento e as idéias que as crianças já possuem, valorizando a utilização de terminologia técnica, o que pode constituir uma formalização de conteúdos não significativa para as crianças.







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I



         Algumas práticas também se baseiam em atividades voltadas para uma formação moralizante, como no caso do reforço a certas atitudes relacionadas à saúde e à higiene.






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J








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L

         O trabalho com os conhecimentos derivados das Ciências Humanas e Naturais deve ser voltado para a ampliação das experiências das crianças e para a construção de conhecimentos diversificados sobre o meio social e natural.







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L

         É importante que as crianças tenham contato com diferentes elementos, fenômenos e acontecimentos do mundo, sejam instigadas por questões significativas para observa-los e explica-los e tenham acesso a modos variados de compreende-los e representa-los.






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M

Os conhecimentos socialmente difundidos e as culturas dos diversos povos do presente e de outras épocas apresentam diferentes respostas para as perguntas sobre o mundo social e natural. Por exemplo, para os antigos hindus, a Terra tinha a forma plana e era sustentada por diversos animais.






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N

         Para algumas crianças, na perspectiva da superfície terrestre, a Terra pode parecer um grande disco plano recoberto por um gigantesco guarda-chuva ---o céu.







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O

         O conhecimento científico socialmente construído e acumulado historicamente, por sua vez, apresenta um modo particular de produção de conhecimento de indispensável importância no mundo atual e difere das outras formas de explicação e representação do mundo, como as lendas e mitos ou os conhecimentos cotidianos, ditos de “senso comum”.







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P

           O trabalho com este eixo, portanto, deve propiciar experiências que possibilitem uma aproximação ao conhecimento das diversas formas de representação e explicação do mundo social e natural para que as crianças possam estabelecer progressivamente a diferenciação que existe entre mitos. lendas. Explicações provenientes do “senso comum” e conhecimentos científicos.


INDICAÇÃO: Curso de Pedagogia; Licenciaturas.

LOCALIZAÇÂO: Anexo 01 fornecido pela Faculdade.



        

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Meu nome é Luciana Lemos dos Santos, seja bem vindo ao meu Blog, neste espaço vou compartilhar com vocês as aprendizagens e experiências vividas ao longo dos meus estudos. Sou Pedagoga pela FTC e UFBA; Historiadora pela UNOPAR; Pós-Graduação para Especialização em Docência na Educação Infantil pela UFBA/cursando (2014/2016) Kiss.