sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

ETUDOS DA NATUREZA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - CUIDADOS COM A HIGIENE DO CORPO: PIOLHO

FTC - FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
LUCIANA LEMOS DOS SANTOS
Salvador, Bahia 2011
 
Visando aperfeiçoar o nosso conhecimento para estarmos preparadas a esponder os questionamentos das crianças no tocante: Por que escovar os dentes ou tomar banho? Porque usar pente fino ou produtos para matar piolhos?Estetrabalho foielaboradoapedidoda professoraGilcéliaesolicitadocomoavaliaçãoparcial da Estudo daNaturezana Educação Infantil pertencente ao 4º períododo curso de Licenciatura em Pedagogia, entregue a professora Tatiana pela Faculdade de Tecnologia e Ciências FTC.
 
         Se há um bicho que tem que ser completamente dizimado, esse bicho é o piolho! Pois para responder aos questionamentos dos nossos alunos, tais como: Por que escovar os dentes ou tomar banho? Por que usar pente fino ou produtos para matar os piolhos do cabelo?  Se faz necessário a construção deste trabalho para podermos posteriormente aplicarmos na construção do nosso livro mágico. Você sabia que o piolho, suas larvas as lêndeas (que são os ovos da coisa!) podem infestar qualquer região de pêlos do corpo? Os piolhos são bichinhos de cor cinza-escuro, que se movimentam, com muita facilidade e se alimentam de sangue. Sua picada coça horrivelmente. Ai Ui, estou me coçando.
         Como acabar com os piolhos é uma questão que vem sendo estudada e debatida a séculos e que preocupa e muito o nosso amiguinho e personagem do nosso livro mágico o Cascão. Você sabe por quê? Cascão não gosta de tomar banho e desde que ele nasceu em 1961 nunca tomou banho e só em saber que não há remédio ou método que assegure a eliminação total dos ovos e piolhos com um único tratamento Cascão fica muito feliz e brinca muito na sujeira. Mais existe varias modalidades de tratamento que podem ser empregadas com graus de sucesso variados, pois os ovos chocam em uma semana, e os bichos começam a se produzir duas semanas depois, os piolhos são transmitidos por contato direto com pessoas infestadas que podem ser os nossos amiguinhos de escola, não lavando os cabelos ou através de objetos como escova, pente ou roupas. Você já imaginou usando um desses objetos do nosso amiginho Cascão? Você sabia que quando os piolhos voam para sua cabeça eles provocam coceira e irritação? E que ela mede 3 milímetros, os ovos que são as lêndeas tem a cor esbranquiçada e brilhante. Mais se a turma do piolho te pegar, um adulto de você cuidará.
         Pois bem, então vamos cuidar sempre da nossa higiene, lavando sempre as mãos, os cabelos com xampu ou loção própria receitada pelo pediatra, saiba que cada loção passada pelo pediatra tem uma maneira própria de ser usada por isso leia sempre a bula com muito cuidado e sempre peça ajuda de uma pessoa adulta, pois esses produtos não costumam matar os ovos só os piolhos. Passe o pente fino em seguida retire piolhos, larvas e ovos. Mesmo que você ache que já acabou com a infestação deve continuar examinado os cabelos e passando o pente fino. Se você ver a cabeça de alguém coçando ou pequenas feridas na nuca, retorne o tratamento imediatamente e inspecione os outros membros da família, pois os bichinhos devem ter passado para outras pessoas. Lave, ferva e enxágüe a roupa da cama de quem estiver com a infestação e depois passe o ferro quente, faça isto todos os dias. Limpe bem o pente usado para retirar os piolhos e deixe-os separados das outras pessoas da casa. Por ser uma infestação que se espalha rapidamente, o ideal é que a criança seja afastada da creche ou escolinha até que não haja nenhum bichinho ou ovo na cabeça, por este motivo ó ideal é que você esteja sempre limpinho e com os cabelos limpos e para isto você deve tomar banho todos os dias.   Os sintomas de uma pessoa que está com piolho são: Coceira constante no couro cabeludo, picada e coceira na nuca que é a parte de trás do pescoço.
         Agora para saber se você aprendeu direitinho como evitar os piolhos vamos brincar um pouquinho? Vamos ensinar ao nosso amiguinho o Cascão como devemos fazer para evitar os piolhos.
     


Referências Bibliográficas

Material eletrônico disponível na internet
www.copacabanarunners.net/como-acabar-com-piolhos.html -
www.arteblog.net/.../como-acabar-com-piolhos-e-sarnas

Um comentário:

  1. oi amei seu bog, meu nome é Lisandra e estou cursando o 4º período em pedagogia na FTC, sou do RS, vc já se formou não é,de onde vc é, parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir

Meu nome é Luciana Lemos dos Santos, seja bem vindo ao meu Blog, neste espaço vou compartilhar com vocês as aprendizagens e experiências vividas ao longo dos meus estudos. Sou Pedagoga pela FTC e UFBA; Historiadora pela UNOPAR; Pós-Graduação para Especialização em Docência na Educação Infantil pela UFBA/cursando (2014/2016) Kiss.