Atividade solicitada como avaliação parcial da disciplina Estágio Supervisionado na Educação Infantil pela Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC.
Tema 01:
A partir da leitura dos dois relatos –
dada pelos pais.
A fim de sanar seus respectivos problemas, as autoras utilizaram da arte como instrumento de integração e auto-descoberta dos seus alunos. Contudo, essa iniciativa não ficou apenas na sala de aula. Ganhou dimensões maiores envolvendo outros docentes, discentes e, o mais importante, os familiares.
Por desenvolverem trabalhos relacionados à arte, o processo de ensinoaprendizagem foi similar. Estes objetivaram a aproximação das crianças com artistas, telas, formas e técnicas de pintura possibilitando, assim, o desenvolvimento.
Ainda que mexer com tintas e pincéis fomente o desejo de muitas crianças, acredita-se que a atividade mais desafiadora, proposta pela professora Márcia Faria, foi o auto-retrato, pois no ser humano existe a dificuldade de exteriorizar as suas virtudes e defeitos. Já quanto aos alunos da professora Regina Mesquita, apreciar as telas parece ter sido desafiador, talvez por não terem o devido contato com a arte.
As duas autoras foram bastante otimistas no desenrolar da sua metodologia, não permitindo que adversidades – falta de conhecimento prévio, falta de incentivo dos pais, dificuldade em visitar um museu – atrapalhassem o desenrolar das atividades idealizadas.
Na minha prática como estagiária, observo a importância de intervenções como citadas nos textos. Assim como no relato da professora Márcia Faria, o convívio é em uma escola num bairro marcado pela marginalização e alto índice de criminalidade, onde a indisciplina e falta de interesse são os fatores mais evidentes. Acredito que através da arte, por ser envolvente, será possível trazer as crianças para o convívio escolar, além dos outros integrantes da comunidade. É esplêndido conhecer histórias de sucesso e tê-las como modelo de que, com empenho, é possível mudar a realidade das escolas. O maior desafio – que foi inserir o universo artístico às crianças e familiares de comunidades carentes – foi superado.
Com a Arte dou cor à vida e Entre cores e formas, no papel, a diversidade com singularidade – foi possível contrastar as dificuldades ocorridas no cotidiano escolar: a primeira lidava com a indisciplina, enquanto a segunda percebia a baixa auto-estima decorrente da falta de atençãoTema 2:
Durante o desenvolvimento da psicologia existiu uma preocupação acerca da origem do conhecimento. Esta, por sua vez, sendo foco dos estudos de Piaget, Vigotski e Wallon. Ainda que os três autores divergissem em diversos aspectos, concordavam que, para o bom desenvolvimento infantil, existe a necessidade de permear relações interpessoais. Para tanto, a escola surge como mediadora desta relação de descoberta e auto-conhecimento, através de uma rotina pedagógica bem estruturada.
Toda rotina pedagógica tem que atender a aprendizagem e aos cuidados voltados à saúde da criança. Para tanto, são utilizadas as rodas de conversa e de histórias, as brincadeiras sugestionadas pelos professores, atividades artísticas que vão desde desenhos até pintura com tinta, além do foco na higiene corporal, que será vivenciado além do ambiente escolar.
Ainda que os primeiros anos da criança na escola pareçam estar voltados, unicamente, às brincadeiras, estas tem um papel fundamental na socialização dos pequeninos. Seja durante as cantigas, brincadeiras, atividades artísticas ou no momento da chamada, o essencial é fazer com que as crianças participem e entendam a importância destas atividades. Outro fator essencial está relacionado ao desprendimento sob o ponto de vista individualista, uma vez que a criança aprenderá a dividir o espaço e a atenção com outras crianças, aprendendo a respeitar o próximo.
Todas as atividades propostas, sejam elas artísticas ou meras brincadeiras, visam o aprendizado de valores. Porém, o mais destacado da rotina pedagógica é a socialização. A criança recém-chegada a unidade de ensino precisa compreender, ainda que através do entretenimento, que este novo ambiente é necessário a sua
formação como membro integrante de uma sociedade. O ensino infantil objetiva preparar a criança para as séries posteriores, além de incentivá-lo a encarar o estudo como algo que deve ser levado a sério.
A otimização do tempo do professor dependerá da metodologia utilizada por ele, se fará uso de brincadeiras e atividades que acarretam numa aprendizagem eficiente, se existe um bom entrosamento entre os integrantes do grupo, se há o devido afeto por parte do professor quando existe a necessidade de intervir e outros diversos fatores que indicam flexibilidade para com estas crianças que estão participando de um universo diferente do que já vivenciaram até o presente momento.
Ao docente faz-se necessária a construção de um ambiente humanizado, onde possa receber bem a criança e possa tratá-la como o sujeito ativo de uma ação. A Educação Infantil não visa, apenas, o ensinamento didático, mas a formação do ser social que carece cuidados, alimentação, entretenimento e carinho.
REFERÊNCIAS
FARIA, Márcia Golelno Fernandes.
http://www.artenaescola.org.br/. Acessado em 17/10/2010.
MESQUITA, Regina Maria Neiva.
com singularidade
17/10/2010.Com a Arte dou cor à vida. Disponível emEntre cores e formas, no papel, a diversidade. Disponível em: http://www.artenaescola.org.br. Acessado em
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Meu nome é Luciana Lemos dos Santos, seja bem vindo ao meu Blog, neste espaço vou compartilhar com vocês as aprendizagens e experiências vividas ao longo dos meus estudos. Sou Pedagoga pela FTC e UFBA; Historiadora pela UNOPAR; Pós-Graduação para Especialização em Docência na Educação Infantil pela UFBA/cursando (2014/2016) Kiss.