sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Plano de Aula

Plano de Aula solicitado como avaliação parcial da
disciplina Didática, ministrada pelo orientador Aldo
Costa, pela Faculdade de Tecnologia e Ciências –
FTC.

Escola Modelo de Tudo
Professora Alessandra Figueiredo
Matemática 4ª série A
Aula 25 20 de outubro de 2009

SISTEMAS DE MEDIDAS

 
O assunto Sistema de Medidas objetiva introduzir no universo da criança
noções de distância, peso, capacidade, área, volume e tempo. Associado aos
prévios conhecimentos das operações fundamentais, é possível que, até o término
do assunto, o aluno possa realizar medições e resolver problemas que necessitem
conversão de unidades de medidas, além de preparar este para conceitos mais
aprofundados da Geometria.
Contudo, tal aprendizado garante o bom desempenho em atividades
cotidianas como a compra e venda de itens que necessitam verificação de pesagem,
comprimento ou capacidade, além da noção tempo e como ele é dividido.

 
Tema: S
ISTEMA DE MEDIDAS
- Medidas de Comprimento
- Perímetro
- Medidas de Massa
- Medidas de Capacidade
- Medidas de Superfície
- Medidas de Volume
- Medidas de Tempo

Procedimentos: Em sala de aula, além do conteúdo explicado no quadro,
trabalhar com formas geométricas e instrumentos de medida de massa (balança), de
comprimento (régua, fita métrica, trena etc.), de capacidade (recipientes graduados)
e tempo (cronômetro, relógio, calendário).

Atitudes: Despertar a curiosidade quanto às medidas dos objetos
manipulados no cotidiano.

 
-
diferença entre dois objetos com o mesmo peso, porém, com tamanhos diferentes.
-
que instrumentos de medição utilizar para cada tipo de medida de comprimento.
Com base nestes conhecimentos, solicitar o perímetro e área de determinadas
formas.
-
utensílios como copos, taças, jarras e garrafas. Apresentar recipientes em forma de
cubo ou paralelepípedo.
Medidas de Massa: Através da manipulação com balança, trabalhar aMedidas de Comprimento, Perímetro e Medidas de Superfície: SaberMedidas de Capacidade e de Volume: Descobrir a capacidade de
- Medidas de Tempo:
fazer uma determinada atividade e trabalhar com as devidas conversões. Solicitar
datas de nascimento e calcular quantos dias já vividos tem cada aluno.

Cronometrar quanto tempo os alunos levam para
 
- Balança;
- Régua, Fita Métrica, Trena, Metro e outros instrumentos de medida do
comprimento;
- Recipiente graduado;
- Copos, taças, jarras e garrafas de diferentes tamanhos e formas;
- Calendário;
- Relógio;
- Cronômetro;
- Imagens de polígonos variados;
- Cubo;
- Paralelepípedo.

 
- Processual;
- Escrita (Teste e Prova).

 
ANDRADE, Mariana; MORAES, Lídia Maria de.
4. 14ª ed. São Paulo: Ática, 1991.
MARSICO, Maria Teresa [et al.].
Paulo: Scipione, 2002.
Mundo Mágico: Matemática. LivroNovo Marcha criança: Matemática. 4ª série. São
BIBLIOGRAFIA
AVALIAÇÃO
RECURSOS
METODOLOGIA
CONTEÚDOS
OBJETIVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem Vindo ao meu Blog, neste espaço vou compartilhar com vocês as aprendizagens e experiências vividas ao longo deste ano. Kiss.