sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

PLANO DE AULA

 
FTC - FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
LUCIANA LEMOS DOS SANTOS
Salvador, 2011
 
 
 
Plano de Aula solicitado como avaliação parcial da disciplina Didática, ministrada pelo orientador Aldo
Costa, pela Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC.

 
 
Escola Modelo de Tudo
Professora Alessandra Figueiredo
Matemática 4ª série A
Aula 25 20 de outubro de 2009
SISTEMAS DE MEDIDAS

   
O assunto Sistema de Medidas objetiva introduzir no universo da criança noções de distância, peso, capacidade, área, volume e tempo. Associado aos prévios conhecimentos das operações fundamentais, é possível que, até o término do assunto, o aluno possa realizar medições e resolver problemas que necessitem conversão de unidades de medidas, além de preparar este para conceitos mais aprofundados da Geometria. Contudo, tal aprendizado garante o bom desempenho em atividades cotidianas como a compra e venda de itens que necessitam verificação de pesagem, comprimento ou capacidade, além da noção tempo e como ele é dividido.

   
Tema: SISTEMA DE MEDIDAS
- Medidas de Comprimento
- Perímetro
- Medidas de Massa
- Medidas de Capacidade
- Medidas de Superfície
- Medidas de Volume
- Medidas de Tempo

Procedimentos: Em sala de aula, além do conteúdo explicado no quadro, trabalhar com formas geométricas e instrumentos de medida de massa (balança), de comprimento (régua, fita métrica, trena etc.), de capacidade (recipientes graduados) e tempo (cronômetro, relógio, calendário).

Atitudes: Despertar a curiosidade quanto às medidas dos objetos manipulados no cotidiano.
  
- diferença entre dois objetos com o mesmo peso, porém, com tamanhos diferentes.
 
- que instrumentos de medição utilizar para cada tipo de medida de comprimento. Com base nestes conhecimentos, solicitar o perímetro e área de determinadas formas.
 
- utensílios como copos, taças, jarras e garrafas. Apresentar recipientes em forma de
cubo ou paralelepípedo.
 
Medidas de Massa: Através da manipulação com balança, trabalhar aMedidas de Comprimento, Perímetro e Medidas de Superfície: SaberMedidas de Capacidade e de Volume: Descobrir a capacidade de
 
- Medidas de Tempo: fazer uma determinada atividade e trabalhar com as devidas conversões. Solicitar
datas de nascimento e calcular quantos dias já vividos tem cada aluno.

Cronometrar quanto tempo os alunos levam para
 
- Balança;
- Régua, Fita Métrica, Trena, Metro e outros instrumentos de medida do
comprimento;
- Recipiente graduado;
- Copos, taças, jarras e garrafas de diferentes tamanhos e formas;
- Calendário;
- Relógio;
- Cronômetro;
- Imagens de polígonos variados;
- Cubo;
- Paralelepípedo.

   
- Processual;
- Escrita (Teste e Prova).


AVALIAÇÃO
 
RECURSOS

METODOLOGIA 
CONTEÚDOS

OBJETIVO



REFERÊNCIAS:
ANDRADE, Mariana; MORAES, Lídia Maria de. 4. 14ª ed. São Paulo: Ática, 1991.

MARSICO, Maria Teresa [et al.]. Paulo: Scipione, 2002. Mundo Mágico: Matemática. LivroNovo Marcha criança: Matemática. 4ª série. São

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu nome é Luciana Lemos dos Santos, seja bem vindo ao meu Blog, neste espaço vou compartilhar com vocês as aprendizagens e experiências vividas ao longo dos meus estudos. Sou Pedagoga pela FTC e UFBA; Historiadora pela UNOPAR; Pós-Graduação para Especialização em Docência na Educação Infantil pela UFBA/cursando (2014/2016) Kiss.