FTC - FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
LUCIANA LEMOS DOS SANTOS
Salvador, Bahia 2011
Elaboração do comentário referente ao artigo fornecido pela Faculdade FTC EaD para a construção de uma produção textual, solicitado na matéria PPP III, pela professora Hozana Lemos e entregue a Professora Alena tatiana.
No artigo Currículo Escolar e Construção Cultural: Uma Análise Pratica, é possível compreender que ensinar deve seguir um padrão especifico e que fugir desta realidade é se distanciar da metodologia Pedagógica ensinada em sala de aula. O artigo aborda um tema no que se refere a construção do aprendizado tendo como base o fator cultural em sua pratica cotidiana que vem despertando a atenção dos educadores. Os autores apresentam idéias relevantes nas questões de como ensinar, tendo como ponto de partida as atividades elaboradas e o que ensinar, que para o professor é de suma importância o conteúdo para todas as atividades, a elaboração do currículo deve acontecer quando conteúdos e instruções se separam e a experiência do professor consegue desenvolve-las por meio de atividades pratica, hoje falar de cultura em sala de aula não é mais limitada e o professor requer recursos variados para explicar tanto sobre a cultura regional e africana, bem como, a cultura oriental e a cultura ocidental.
Sobre o artigo é obvio que não podemos responsabilizar os professores pelas dificuldades encontradas para desenvolver suas atividades, tendo em vista que, atualmente a inclusão de alunos com necessidades especiais limita o professor em sua atuação na sala de aula, por este não ser um professor especializado, onde as atividades visuais são compartilhadas com pessoas que podem desfrutar deste recurso, bem como as atividades auditivas; a escolaridade dos alunos seguindo conteúdos expressos no currículo faz com que eles se apropriem de assuntos escolares significativos, de maneira progressiva, galgando desta forma degraus que consequentemente o fará completar a sua escolarização.
O artigo nos leva a compreender de maneira pratica as etapas que devemos seguir e que nos auxiliam a desenvolver aprendizagens com base na construção do currículo podemos sim, ter em mãos um documento capaz de nos auxiliar quando as dificuldades se apresentarem devido a inclusão de alunos especais nas escolas fazendo com que esses alunos possam permanecer no sistema de ensino escolhido. Vale ressaltar que os autores enfatizam o artigo afirmando que sem cultura acadêmica não há funcionamento intelectual possível. Sendo hoje necessário construir um currículo constando programas e atividades para alunos com necessidades especiais a PPP III acontece em paralelo com a matéria Educação Inclusiva.
Referencias Bibliográficas
Material eletrônico disponível na internet:
www.uninove.br/PDFs/publicacoes/dialogia/.../dialogv5_4k29.pdf
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Meu nome é Luciana Lemos dos Santos, seja bem vindo ao meu Blog, neste espaço vou compartilhar com vocês as aprendizagens e experiências vividas ao longo dos meus estudos. Sou Pedagoga pela FTC e UFBA; Historiadora pela UNOPAR; Pós-Graduação para Especialização em Docência na Educação Infantil pela UFBA/cursando (2014/2016) Kiss.