sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

CURRÍCULO OCULTO E CURRÍCULO OFICIAL


FTC - FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
LUCIANA LEMOS DOS SANTOS



Currículo Oculto e Currículo Oficial:
dialogando com o autor


Dissertação solicitada como avaliação parcial da  disciplina Abordagens Sócio-Políticas da Educação, ministrada pelo orientador Aldo Costa, pela Faculdade de Tecnologia e Ciências

O tão almejado século XXI chegou, porém, que mudanças podemos esperar advindas das redes de ensino? Vemos crianças abdicando das bonecas e bolas e crescendo lado a lado com a tecnologia. Já na escola, o método continua o mesmo de quando os nossos pais estudaram. Será que esta proporcionalidade inversa de progresso não as confunde?
Vale a pena lembrar que a reconstrução da educação não é um processo simples, mas que requer o empenho geral, admitindo a educação como um bem global. Contudo, a pergunta continua: Como viver em meio a tantas revoluções e continuar obsoleto a estas?
A má distribuição de renda se apresenta como o princípio da bola de neve que leva à fome e à miséria que, por conseguinte, motivam a evasão escolar para alimentar o trabalho infantil. Em seguida há a desqualificação profissional, por falta de estudos, e o desemprego, fomentando a violência e mais miséria. Porém, este quadro poderia ser diferente, se houvesse a escola. Mas como reinserir o indivíduo na escola e motiva-lo a freqüentar?
Por fim, vale a pena frisar que, para fazer a diferença, basta estar em sintonia com as tecnologias e aprender a construir uma ponte que associe os saberes tradicionais a esta imensidão de informações que nos estão disponíveis.

 
REFERÊNCIA

MACHADO, João Almeida. Currículo Oculto e Currículo Oficial: Sintonizando as salas de aula e o mundo exterior. Disponível em: http://www.faef.edu.br/testergb/downloads/images/curriculooculto.pdf. Acessado em 21/05/2008.

Salvador, Bahia - 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu nome é Luciana Lemos dos Santos, seja bem vindo ao meu Blog, neste espaço vou compartilhar com vocês as aprendizagens e experiências vividas ao longo dos meus estudos. Sou Pedagoga pela FTC e UFBA; Historiadora pela UNOPAR; Pós-Graduação para Especialização em Docência na Educação Infantil pela UFBA/cursando (2014/2016) Kiss.