sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Atividade solicitada como avaliação parcial da disciplina Fundamentos e Didática da Língua Portuguesa I, ministrada pela orientadora Virginia Silva, pela Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC.

O conteúdo escolhido para trabalhar foi a utilização de um elemento
construtivo da Língua Portuguesa, que está inserido na história em quadrinhos.
Existe o destaque para os tipos de linguagem e o uso de sinônimos.
A seqüência didática escolhida visa a exploração do conhecimento prévio
dos alunos sobre os assuntos sugeridos, trabalhando hipóteses e descobrindo
através de acertos e erros.

SEQÜÊNCIA DIDÁTICA

1. Solicitar aos alunos que definam, no papel, os tipos de linguagem (verbal, não
verbal, formal, coloquial, regionalismo, gíria, chavão), além do conceito de
sinônimo.
2. Apresentar para a sala a história em quadrinhos e solicitar que identifiquem
alguns tipos de linguagem.
3. Confrontar o conhecimento dos alunos. Por que eles relacionam certa frase
ou palavra a um tipo de linguagem?
4. Ampliar a discussão sobre os tipos de linguagem, objetivando confirmar as
hipóteses levantadas pelos alunos.
5. Prestar informações sobre os tipos de linguagem e o que são sinônimos.
6. Solicitar que os alunos detectem um chavão e façam uma lista de gírias
encontradas na história em quadrinhos.
7. Organizar um dicionário com as gírias encontradas e os seus respectivos
significados. O dicionário final deverá ser formado pelo professor, por
palavras recebidas pelos alunos.


REFERÊNCIAS

SOUSA, Maurício. As melhores histórias da Tina. Porto Alegre, L&PM, 1995.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu nome é Luciana Lemos dos Santos, seja bem vindo ao meu Blog, neste espaço vou compartilhar com vocês as aprendizagens e experiências vividas ao longo dos meus estudos. Sou Pedagoga pela FTC e UFBA; Historiadora pela UNOPAR; Pós-Graduação para Especialização em Docência na Educação Infantil pela UFBA/cursando (2014/2016) Kiss.