sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

A TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS

RESUMO DO TEXTO:
A TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA EDUCAÇÃO


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GAMA, Maria Clara S. Salgado. Resumo do texto – A Teoria das Inteligências Múltiplas e suas Implicações para Educação. Salvador, Bahia/2010 ....... folhas. Resumo Crítico de trabalho acadêmico. Pontifícia Faculdade de Tecnologia e Ciências.


         Este é um texto que aborda um tema a capacidade infantil em diferentes habilidades em fase de desenvolvimento: A Teoria das Inteligências Múltiplas e suas Implicações para Educação. Maria Clara Gama iniciou sua pesquisa em torno do século XX, onde ela encontrou que as autoridades francesas haviam solicitado a Alfredo Binet um Pedagogo e Psicólogo Francês, um instrumento que medisse a capacidades das crianças para que pudessem certificassem do sucesso dessas crianças nas escolas de Paris.  Alfredo Binet cria um instrumento para testar as habilidades das crianças nas áreas verbal e lógica e marca neste século a sua história com a teoria das inteligências múltiplas, para os liceus parisienses o desenvolvimento da linguagem e da matemática é de suma importância para a aceitação dessas crianças em suas instituições.
         No artigo desenvolvido pela autora Maria Clara, nota-se a apresentação de uma visão de inteligência onde é possível apreciar os processos mentais e o potencial humano a partir do desenvolvimento das pessoas em diferentes campos do saber, as habilidades cognitiva pode indicar evidencia em situação de avaliação assistida em que é constatada a competência cognitiva variada ao ser analisadas as espertezas das crianças. A autora sita o Psicólogo Howard Gardner, por ter se baseado nessas pesquisas para questionar a tradicional visão da inteligência onde, são enfatizadas, as habilidades lingüística e lógico-matemática. De acordo com Howard, não existe precisão para avaliar ou medir a inteligência através de testes de papel e lápis, tendo em vista a grande importância  que cada individuo apresenta em diferentes atuações e onde deve ser valorizadas em situações culturais diversas.
         No estudo de caso fornecido pela Faculdade, sobre a Professora Lúcia que deseja em seu início de carreira realizar atividades motivadoras, inovando, trazendo para os alunos propostas interdisciplinares para que seja possível promover uma aprendizagem do aluno em um parâmetro geral e baseada na teoria de Gardner a Professora Lúcia  questiona como construir e realizar atividades prazerosas, que favoreçam o desenvolvimento das múltiplas inteligências, pelo viés da ludicidade, apoiando-se, sobretudo, na linguagem musical? Neste ínterim constatamos que não só o papel e lápis avalia com precisão a criança em fase de desenvolvimento, é dentro desta perspectiva que Gardner  apresenta a teoria das inteligências múltiplas, onde os teste de QI podem medir apenas a capacidade lógica e lingüística, estas capacidades  normalmente são exigidas e avaliadas pelas escolas e, sem duvida, estas são as capacidades mais valorizadas em nossa sociedade, enquanto que Gardner com a sua teoria considera também as outras capacidades, ou seja as outras inteligências menos lembradas  e consegui desta maneira analisá-las em sua teoria. Na inteligência lógico-matemática Gardner descobri que esta inteligência  possui uma natureza não verbal, onde, a solução de um problema pode ser construída antes de ser articulada. Na inteligência musical as crianças conseguem decodificar melodia e ritmos com mais rapidez do que palavras, números ou imagens o talento musical é um dos primeiros dons que pode surgir no indivíduo, sendo assim o estudo da inteligência musical pode ajudar a Professora Lúcia a levar atividades lúdicas para sala de aula e ao mesmo tempo esclarecer sua relação com outras formas do intelecto humano, as crianças quando gostam de música ouvem e aprendem facilmente canções e ritmos e quando vão crescendo surgem em seus pensamentos outros ritmos e melodias,com as aulas de teor musical a Professora Lúcia pode observar a coordenação motora, o comportamento, habilidades etc.
         Sendo assim, para a Professora Lúcia  as teorias de Gardner pode ajudar no trabalho escolar, onde o propósito é desenvolver o potencial dos alunos e ajuda-los a atingirem seus objetivos, com a técnica da teoria das inteligências a Professora Lúcia pode realizar um trabalho coletivo voltada para um entendimento e desenvolvimento individual de cada aluno.
         


JUSTIFICATIVA



         A teoria de Gardner ajudou a professora Lúcia na utilização da musicalidade, entretanto, Gardner ao desenvolver a teoria das inteligências múltiplas foi buscar evidências também no estudo de pessoas com lesões e disfunções  cerebrais, que o ajudou a  formular hipóteses  sobre as relações entre as habilidades individuais e determinadas regiões do órgão, desta maneira ele conclui, a principio que há sete tipos de inteligências: Lógico-matemática, lingüística, espacial, físico-sinestésica, interpessoal, intrapessoal e musical.
         Gardner explica cada uma dessas inteligências de maneira que pode ser aproveitada pela Professora Lúcia, tais como: Na lógico-matemática pode-se observar a capacidade de uma criança em realizar operações numéricas e de fazer deduções; Na lingüística a Professora Lúcia pode observar a habilidade da criança para aprender idiomas e de usar a fala e a escrita para atingir objetivo; Na inteligência  espacial  a criança tem disposição para reconhecer e manipular situações que envolvam apreensões visuais; Na inteligência físico-sinestésica acontece quando a criança tem potencial para usar o corpo com o fim de resolver problemas ou fabricar produtos; Já na inteligência Interpessoal a Professora Lúcia pode observar a  capacidade de entender as intenções e os desejos dos outros e conseqüentemente de se relacionar bem em sociedade;  Na intrapessoal  a inclinação para se conhecer e usar o entendimento de si mesmo para alcançar certos fins e a inteligência musical é a mais prazerosa e a Professora Lúcia pode observar na criança sua aptidão para tocar, apreciar e compor padrões musicais em seqüência aos estudos; Já na intrapessoal a Professora Lúcia pode ao dialogar com a criança observar as suas habilidades para com os próprios sentimentos, sonhos e idéias, porem está é a ínica inteligência que para ser completa precisa das outras inteligências.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


Do Texto:
1. Blythe, T.; Gardner, H. A school for all intelligences. Educational Leadership, v.47, n.7, p.33-7, 1990.
2. Gardner, H.; Giftedness: speculation from a biological perspective. In: Feldman, D.H. Developmental approaches to giftedness and creativity. São Francisco, 1982. p.47-60.
3. Gardner, H.Frames of mind. New York, Basic Books Inc., 1985.
4. Gardner, H. The mind's new science. New York, Basic Books Inc., 1987.
5. Gardner. H.;Hatcb, T. Multiple intelligences go to school: educational implications of the theory of Multiple Intelligences. Educational Researcher, v.18, n.8. p.4-10, 1989.
6. Kornhaber, M.L.; Gardner, H. Critical thinking across multiple intelligences. Trabalho apresentado durante a Conferência "The Curriculum Redefined. Paris, 1989.
7. Malkus, U.C.; Feldman, D.H.; Gardner, H. Dimensions of mind in early childhood. In: Pelegrini, A. (ed.)The psychological bases for early education Chichester, Wilev. 1988, p.25-38.
8. Walter,J.M.; Gardner, H. The theory of multiple intelligences: some issues and answers. In: Stemberg, RJ.; Wagner, R.K. (ed.) Pratical intelligence: nature and origins of competence in the every world.. Cambridge. Cambridge University Press, p.163-82

Pesquisa online:

http://www.homemdemello.com.br/psicologia/intelmult.html

Resumo solicitado como avaliação parcial da disciplina Musicalização do 4º período, curso de Licenciatura em Pedagogia ministrada pela Professora de vídeo streaming Maria Aparecida Amorim  e entregue a Professora Tatiana pela Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC.


Este é um texto que aborda um tema a capacidade infantil em diferentes habilidades em fase de desenvolvimento: A Teoria das Inteligências Múltiplas e suas Implicações para Educação. Maria Clara Gama iniciou sua pesquisa em torno do século XX, onde ela encontrou que as autoridades francesas haviam solicitado a Alfredo Binet um Pedagogo e Psicólogo Francês, um instrumento que medisse a capacidades das crianças para que pudessem certificassem do sucesso dessas crianças nas escolas de Paris.  Alfredo Binet cria um instrumento para testar as habilidades das crianças nas áreas verbal e lógica e marca neste século a sua história com a teoria das inteligências múltiplas, para os liceus parisienses o desenvolvimento da linguagem e da matemática é de suma importância para a aceitação dessas crianças em suas instituições.
         No artigo desenvolvido pela autora Maria Clara, nota-se a apresentação de uma visão de inteligência onde é possível apreciar os processos mentais e o potencial humano a partir do desenvolvimento das pessoas em diferentes campos do saber, as habilidades cognitiva pode indicar evidencia em situação de avaliação assistida em que é constatada a competência cognitiva variada ao ser analisadas as espertezas das crianças. A autora sita o Psicólogo Howard Gardner, por ter se baseado nessas pesquisas para questionar a tradicional visão da inteligência onde, são enfatizadas, as habilidades lingüística e lógico-matemática. De acordo com Howard, não existe precisão para avaliar ou medir a inteligência através de testes de papel e lápis, tendo em vista a grande importância  que cada individuo apresenta em diferentes atuações e onde deve ser valorizadas em situações culturais diversas.
         No estudo de caso fornecido pela Faculdade, sobre a Professora Lúcia que deseja em seu início de carreira realizar atividades motivadoras, inovando, trazendo para os alunos propostas interdisciplinares para que seja possível promover uma aprendizagem do aluno em um parâmetro geral e baseada na teoria de Gardner a Professora Lúcia  questiona como construir e realizar atividades prazerosas, que favoreçam o desenvolvimento das múltiplas inteligências, pelo viés da ludicidade, apoiando-se, sobretudo, na linguagem musical? Neste ínterim constatamos que não só o papel e lápis avalia com precisão a criança em fase de desenvolvimento, é dentro desta perspectiva que Gardner  apresenta a teoria das inteligências múltiplas, onde os teste de QI podem medir apenas a capacidade lógica e lingüística, estas capacidades  normalmente são exigidas e avaliadas pelas escolas e, sem duvida, estas são as capacidades mais valorizadas em nossa sociedade, enquanto que Gardner com a sua teoria considera também as outras capacidades, ou seja as outras inteligências menos lembradas  e consegui desta maneira analisá-las em sua teoria. Na inteligência lógico-matemática Gardner descobri que esta inteligência  possui uma natureza não verbal, onde, a solução de um problema pode ser construída antes de ser articulada. Na inteligência musical as crianças conseguem decodificar melodia e ritmos com mais rapidez do que palavras, números ou imagens o talento musical é um dos primeiros dons que pode surgir no indivíduo, sendo assim o estudo da inteligência musical pode ajudar a Professora Lúcia a levar atividades lúdicas para sala de aula e ao mesmo tempo esclarecer sua relação com outras formas do intelecto humano, as crianças quando gostam de música ouvem e aprendem facilmente canções e ritmos e quando vão crescendo surgem em seus pensamentos outros ritmos e melodias,com as aulas de teor musical a Professora Lúcia pode observar a coordenação motora, o comportamento, habilidades etc.
         Sendo assim, para a Professora Lúcia  as teorias de Gardner pode ajudar no trabalho escolar, onde o propósito é desenvolver o potencial dos alunos e ajuda-los a atingirem seus objetivos, com a técnica da teoria das inteligências a Professora Lúcia pode realizar um trabalho coletivo voltada para um entendimento e desenvolvimento individual de cada aluno.
        



FUNDAMENTO TEÓRICO




         A teoria de Gardner ajudou a professora Lúcia na utilização da musicalidade, entretanto, Gardner ao desenvolver a teoria das inteligências múltiplas foi buscar evidências também no estudo de pessoas com lesões e disfunções  cerebrais, que o ajudou a  formular hipóteses  sobre as relações entre as habilidades individuais e determinadas regiões do órgão, desta maneira ele conclui, a principio que há sete tipos de inteligências: Lógico-matemática, lingüística, espacial, físico-sinestésica, interpessoal, intrapessoal e musical.
         Gardner explica cada uma dessas inteligências de maneira que pode ser aproveitada pela Professora Lúcia, tais como: Na lógico-matemática pode-se observar a capacidade de uma criança em realizar operações numéricas e de fazer deduções; Na lingüística a Professora Lúcia pode observar a habilidade da criança para aprender idiomas e de usar a fala e a escrita para atingir objetivo; Na inteligência  espacial  a criança tem disposição para reconhecer e manipular situações que envolvam apreensões visuais; Na inteligência físico-sinestésica acontece quando a criança tem potencial para usar o corpo com o fim de resolver problemas ou fabricar produtos; Já na inteligência Interpessoal a Professora Lúcia pode observar a  capacidade de entender as intenções e os desejos dos outros e conseqüentemente de se relacionar bem em sociedade;  Na intrapessoal  a inclinação para se conhecer e usar o entendimento de si mesmo para alcançar certos fins e a inteligência musical é a mais prazerosa e a Professora Lúcia pode observar na criança sua aptidão para tocar, apreciar e compor padrões musicais em seqüência aos estudos; Já na intrapessoal a Professora Lúcia pode ao dialogar com a criança observar as suas habilidades para com os próprios sentimentos, sonhos e idéias, porem está é a única inteligência que para ser completa precisa das outras inteligências.



JUSTIFICATIVA



Este trabalho tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento das capacidades de cada individuo segundo a teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner, tendo como base a pesquisa realizada por Maria Clara S. Salgado Gama,  em seu artigo a autora faz uma analise da teoria de Alfredo Binet e Howard Gardner, onde ambos tinham visão diferente sobre as inteligências das crianças em sala de aula e como avaliar, em seu artigo a autora coloca em debate a teoria de Alfredo Binet e Howard Gardner. Alfredo Binet acreditava que a inteligência poderia ser medida através da lógica e Howard Gardner de maneira lúdica.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA


Do Texto:
1. Blythe, T.; Gardner, H. A school for all intelligences. Educational Leadership, v.47, n.7, p.33-7, 1990.
2. Gardner, H.; Giftedness: speculation from a biological perspective. In: Feldman, D.H. Developmental approaches to giftedness and creativity. São Francisco, 1982. p.47-60.
3. Gardner, H.Frames of mind. New York, Basic Books Inc., 1985.
4. Gardner, H. The mind's new science. New York, Basic Books Inc., 1987.
5. Gardner. H.;Hatcb, T. Multiple intelligences go to school: educational implications of the theory of Multiple Intelligences. Educational Researcher, v.18, n.8. p.4-10, 1989.
6. Kornhaber, M.L.; Gardner, H. Critical thinking across multiple intelligences. Trabalho apresentado durante a Conferência "The Curriculum Redefined. Paris, 1989.
7. Malkus, U.C.; Feldman, D.H.; Gardner, H. Dimensions of mind in early childhood. In: Pelegrini, A. (ed.)The psychological bases for early education Chichester, Wilev. 1988, p.25-38.
8. Walter,J.M.; Gardner, H. The theory of multiple intelligences: some issues and answers. In: Stemberg, RJ.; Wagner, R.K. (ed.) Pratical intelligence: nature and origins of competence in the every world.. Cambridge. Cambridge University Press, p.163-82

Pesquisa online:

 

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Meu nome é Luciana Lemos dos Santos, seja bem vindo ao meu Blog, neste espaço vou compartilhar com vocês as aprendizagens e experiências vividas ao longo dos meus estudos. Sou Pedagoga pela FTC e UFBA; Historiadora pela UNOPAR; Pós-Graduação para Especialização em Docência na Educação Infantil pela UFBA/cursando (2014/2016) Kiss.