sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

FICHAMENTO: O PROFESSOR, SEU SABER E SUA PESQUISA

FTC - FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
 

LUCIANA LEMOS DOS SANTOS
 Salvador, Bahia 2011
FICHAMENTO

TEMA: O texto se proponhe a analisar a relação entre o Professor, seu saber,  seu nível e sua pesquisa docente, confrontando e analisado relações do autor com as diversas citações mencionadas ao longo do texto. O autor focaliza especialmente a idéia do Professor-pesquisador e o tipo de pesquisa que ele próprio desenvolve. A importância da contribuição do Professor para a produção do conhecimento tendo como base a sua sustentação ideológica e as contradições entre o discurso e a prática. O próprio tema sugestiona a importante ajuda ao professor para que possa desenvolver aulas mais interessantes, valorizando assim o trabalho na escola, quando o texto através da pesquisa destaca a possibilidades de projetos executáveis pedagógicos bem sucedidos  para melhorar a relação educacional junto a sociedade brasileira. O impacto das novas tecnologias tem provocado mudanças no comportamento do Professor-pesquisador perante a educação. O Professor, seu saber e sua pesquisa é a informação mais lógica para o primeiro passo rumo a educação do cidadão, quando o aluno vem até o professor no intuito de aprender é imprescindível que o Professor esteja preparado para ensinar, onde os valores sócio-culturais, políticos, religiosos e os costumes não interferem no “saber” do Professor para transmitir conhecimento educacional.

TESE: O Professor a cada dia deve se aprimorar, estando constantemente em sintonia com a pesquisa acadêmica, acompanhando o seu dinamismo na sua formação profissional. Necessitando total apoio da unidade educacional no desenvolvimento de seu trabalho.

PROBLEMA: O autor faz referência de profissionais competentes no corpo docente e a omissão dos órgãos governamentais competentes.

OBJETIVO DO AUTOR: O despertar ou a detecção do problema objetivando as soluções adequadas por parte das autoridades competentes.

FICHAMENTO

O Professor Pesquisando.


O Professor e a produção do
conhecimento.


O Professor, seu saber e sua pesquisa.


01


A


LÜDKE, Menga. O Professor, seu saber e sua pesquisa. Disponível em : http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0101-73302001000100006&script=sci_artext.
Acesso em: 19 de novembro de 2008.


         
       O texto se propõe analisar as relações entre saber docente e pesquisa docente, confrontando dados de uma pesquisa sobre o tema com reflexões oferecidas pela  literatura disponível. Focaliza especialmente a idéia do professor-pesquisador e o tipo de pesquisa “próprio” do professor, assim como os problemas levantados pela sua comparação com a pesquisa acadêmica em educação.






O Professor Pesquisando.


O Professor e a produção do
conhecimento.


O Professor, seu saber e sua pesquisa.


02


B


         
         
         M. Tardif tem dedicado grande parte da sua obra ao tema do saber docente, tendo já publicado em português mais um artigo (Tardif, 2000), estando em preparação um livro a ser brevemente lançado a público pela editora Vozes.






O Professor Pesquisando.


O Professor e a produção do
conhecimento.


O Professor, seu saber e sua pesquisa.


03


C


         
         Já no trabalho pioneiro de L. Stenhouse, sobre o desenvolvimento do currículo (Stenhouse, 1975), ela foi colocada em posição de destaque, pois esse autor, numa bela metáfora, reivindicava para o professor a mesma situação do artista, que ensaia com seus diferentes materiais as melhores soluções para os problemas de criação. Assim também, segundo Stenhouse, o professor deveria experimentar em cada sala de aula, tal como num laboratório, as melhores maneiras de atingir seus alunos, no processo de ensino/aprendizagem.
    





O Professor Pesquisando.


O Professor e a produção do
conhecimento.


O Professor, seu saber e sua pesquisa.


04


D


         
         O objeto de análise principal de Schön nunca foi propriamente o professor, mas suas sugestões corresponderam de tal forma à expectativa dos formadores de futuros professores, que alcançaram um sucesso dificilmente obtido por outras idéias no campo da educação, como já tive ocasião de comentar (Lüdke, 2000b). O componente da reflexão passou a ser considerado imprescindível para o trabalho e para a formação do bom professor, correndo até o risco de ser tomado como garantia suficiente para tanto. A enorme repercussão do trabalho de Schön não vem sendo acompanhada de uma análise cuidadosa do próprio conceito de reflexão, que deixe claro seu alcance e seus limites, em especial quando se trata do trabalho do professor.







O Professor Pesquisando.


O Professor e a produção do
conhecimento.


O Professor, seu saber e sua pesquisa.


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E


         
          No Brasil, entre as vozes mais audíveis a esse respeito se acham as de Pedro Demo, pregando a indissociabilidade entre ensino e pesquisa, e o caráter formador da atividade de pesquisa (Demo, 1991; 1994; 1996), as de Corinta Geraldi, estimulando o desenvolvimento da pesquisa-ação entre grupos de professores (Geraldi, 1996; 1998) e Marli André, inspirando a prática da pesquisa docente, por meio da colaboração entre pesquisadores da universidade e professores da rede pública (André, 1992; 1994; 1995; 1997; 1999).






O Professor Pesquisando.


O Professor e a produção do
conhecimento.


O Professor, seu saber e sua pesquisa.


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F


         
         São muito interessantes e oportunas as análises feitas pelos dois autores, sobre as evoluções sofridas por esses vários tipos de investigação e como eles vêm surgindo em resposta às necessidades sentidas pelos professores e suas escolas, que não têm sido atendidas pela pesquisa educacional denominada de “acadêmica”. São fornecidas informações sobre autores, datas e instituições muito úteis para quem queira se inteirar da situação atual e da evolução histórica do novo conjunto de pesquisas recém admitido no Olímpio da pesquisa educacional americana.






O Professor Pesquisando.


O Professor e a produção do
conhecimento.


O Professor, seu saber e sua pesquisa.


07


G


  
       O artigo de Erickson, ao mesmo tempo que registra oficialmente a chegada do novo tipo de pesquisa, também aponta, como se vê no trecho transcrito, para uma nova conquista a ser feita pelos pesquisadores em educação, agora não apenas (mas também ainda) no campo lógico e epistemológico, mas no campo moral e político, com o desdobramento do centro produtor do saber, do conhecimento, pela pesquisa, também para a iniciativa do próprio professor, do practitioner.     






O Professor Pesquisando.


O Professor e a produção do
conhecimento.


O Professor, seu saber e sua pesquisa.


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H


  
      Um outro sinal sugestivo da valorização da pesquisa do professor na comunidade educacional americana foi a publicação de uma coletânea de artigos, sob a coordenação de E.C. Langemann e Lee S. Shulman, em 1999. O livro foi encomendado cerca de dez anos antes, para responder a um debate acalorado ocorrido em 1991, na reunião da National Academy of Education (NAE), no qual foram levantadas questões relativas ao estado geral da educação americana, bastante abalada na época, pelas repercussões das medidas tomadas para atender ao alarme lançado pelo conhecido relatório A Nation at Risk, em 1983.






O Professor Pesquisando.


O Professor e a produção do
conhecimento.


O Professor, seu saber e sua pesquisa.


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    I


  
          Ao lado dos problemas do sistema educacional, o grupo encarregado pela NAE para efetuar o estudo também se interessou pela evolução da pesquisa na área da educação, que sofria grandes mudanças, tanto em relação aos métodos, quanto aos objetos e ambientes de estudo, assim como os próprios autores da investigação.








O Professor Pesquisando.


O Professor e a produção do
conhecimento.


O Professor, seu saber e sua pesquisa.


10


J


  
          O conjunto de trabalhos reunidos no livro representa a variedade de tendências e de problemas enfeixados pela pesquisa educacional americana, mas o que mais interessa ressaltar para o tema discutido neste texto é a preocupação, patente em vários dos artigos, com os critérios ou mecanismos necessários para assegurar a qualidade dessa variedade de tipos de pesquisa, a fim de que possam cumprir sua função de contribuir para a busca de soluções dos problemas educacionais.








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O Professor e a produção do
conhecimento.


O Professor, seu saber e sua pesquisa.


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L


  
         Explicitando o título, Shulman procura discutir o sentido do termo Scholarship, de difícil tradução ao português. Começa por afirmar que é uma atividade que não pode ser realizada em isolamento. Em seguida apresenta seus quatro componentes: a disciplina com a qual o trabalho é conduzido; a variedade de meios pelos quais se torna público; a maneira pela qual uma comunidade intelectual identificável examina e atesta sua qualidade e os modos pelos quais o trabalho é apresentado, intercambiado, agregado e compartilhado, o que o torna amplamente útil e generativo.








O Professor Pesquisando.


O Professor e a produção do
conhecimento.


O Professor, seu saber e sua pesquisa.


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M


  
        “Sendo assim, não se espera da pesquisa, na qual se apoia a prática profissional, que confira conhecimento certo, mas antes que ofereça guias para a prá86 Educação & Sociedade, ano XXII, nº 74, Abril/2001 tica. Ela oferece maneiras de reduzir a incerteza, mas não de removê-la. Ela oferece precedentes e exemplos, mais do que regras claras. Ela informa o julgamento, mas raramente alivia o profissional de suas tribulações. Ela contribui com padrões (standards) de prática, mais do que regras de procedimento. Ao deslocar-se do conhecimento disciplinar para o terreno da prática profissional, muda-se de um domínio puramente intelectual para um no qual princípios teóricos, práticos e morais se conectam, colidem e convergem infinitamente”






O Professor Pesquisando.


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O Professor, seu saber e sua pesquisa.


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N


  
        As constatações do estudo apresentam particular interesse para o tema deste texto, na medida em que revelam a visão de professores da educação básica sobre suas atividades de pesquisa, a preparação que receberam ou não para desenvolvê-las, as condições de que efetivamente dispõem em suas escolas para realizá-las, os estímulos que recebem ou não para fazê-lo, as oportunidades que têm para aprimorar sua formação para a pesquisa ao longo da carreira docente, o apoio que recebem, ou não, da universidade e de outras instituições e sobretudo o papel que atribuem à pesquisa e à sua contribuição para o trabalho que desenvolvem nas escolas e para o saber no qual ele se apoia.





O Professor Pesquisando.


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O Professor, seu saber e sua pesquisa.


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O


  
          Essa dualidade de perspectivas revela, ao mesmo tempo, no professor a percepção de que a pesquisa acadêmica não consegue atingir os problemas e os temas mais importantes e próximos do seu trabalho na escola, mas que ela provavelmente domina os métodos e os recursos necessários para investigar devidamente aqueles assuntos fundamentais. A pesquisa que ele faz, ou poderia fazer em sua escola, parece não ter, aos seus olhos, a capacidade de dominar plenamente o conhecimento do objeto desejado, mas não há dúvidas de que ele é quem sabe qual é esse objeto (não o pesquisador da academia).





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O Professor, seu saber e sua pesquisa.


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P


  
        Este último aspecto parece-me de particular importância, pois toca num dos pontos mais sensíveis da questão: a dos critérios. Tradicionalmente tem sido a universidade a responsável pelo estabelecimento dos parâmetros segundo os quais se decide o que vale e o que não vale em termos de pesquisa e até o que constitui ou deve constituir objetos de pesquisa. Com a ampliação do âmbito de propostas de investigações para incluir o ângulo do professor na escola e seus novos paradigmas, talvez fique abalada a propriedade dos critérios tradicionais de pesquisa.






O Professor Pesquisando.


O Professor e a produção do
conhecimento.


O Professor, seu saber e sua pesquisa.


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Q


  
         Pelo estudo efetuado, pode-se perceber que convivem nas escolas estudadas vários tipos e até várias concepções de pesquisa. Apesar dos limites constatados e da falta de uma política governamental de valorização do magistério, é preciso reconhecer que há condições para a realização de pesquisas, dentro dos estabelecimentos escolares pesquisados. Mas também é preciso reconhecer a falta de clareza sobre que pesquisa poderia ser considerada indicada, para responder às necessidades sentidas pelos professores e assim contribuir para o crescimento do seu saber.

INDICAÇÃO: Curso de Pedagogia; Licenciaturas.       
LOCALIZAÇÂO: Material eletrônico disponível na internet.

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Meu nome é Luciana Lemos dos Santos, seja bem vindo ao meu Blog, neste espaço vou compartilhar com vocês as aprendizagens e experiências vividas ao longo dos meus estudos. Sou Pedagoga pela FTC e UFBA; Historiadora pela UNOPAR; Pós-Graduação para Especialização em Docência na Educação Infantil pela UFBA/cursando (2014/2016) Kiss.